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- Análise da introdução de sistemas de propulsão elétrica na exploração e manutenção de frotas de veículos pesadosPublication . Oliveira, Ricardo Manuel Fernandes Lemos de; Henriques, Nuno Paulo Ferreira; Duarte, Gonçalo Nuno de OliveiraO crescimento económico tem resultado num aumento mais que proporcional das emissões de gases com efeito estufa, resultando na degradação do meio ambiente. Com o intuito de reduzir o efeito de estufa, diversas medidas têm sido adotadas pelos governos de diferentes países, de entre as quais se destaca o incentivo à aquisição de veículos com emissões reduzidas. Os veículos elétricos, em particular, são apresentados como uma solução verde, amiga do ambiente, dado que durante a sua deslocação não têm emissões de gases nocivos para o ambiente. Estes veículos, nomeadamente os usados em transportes públicos e em circuitos urbanos, podem contribuir para reduzir esses impactos, devido ao seu desempenho energético e ambiental melhorado, quando comparados com os veículos convencionais com motor de combustão interna. O objetivo desta dissertação prende-se com a análise da viabilidade da aquisição de veículos elétricos pesados em Portugal. Para esta avaliação, foi decidido estabelecer uma comparação entre veículos existentes e em operação real, Diesel, GNC e elétricos, nas mesmas condições de operacionalidade. Na análise do estudo, fez-se uma avaliação de diversos fatores tais como: desempenho de um veículo pesado de passageiros elétrico em condições reais de utilização, através de ensaios realizados a bordo do mesmo. Através da metodologia VSP obtiveram-se os perfis de consumo de energia e a consequente análise do custo dos combustíveis, custo da eletricidade, custo de aquisição e operação, entre outros. Os resultados obtidos mostram que as condições de circulação e topografia influenciam pouco a eficiência do conjunto propulsor elétrico, tanto ao nível do fornecimento como da regeneração de energia, indicando que este veículo é ideal para circulação urbana. Na dissertação conclui-se que, do ponto de vista económico, ainda é ténue a vantagem de adquirir um veículo pesado de passageiros elétrico, pelo fato de ser uma tecnologia que apresenta uma maturidade pequena, e os preços elevados associados às baterias e de aquisição dos veículos. As autonomias limitam a utilização contínua deste tipo de veículos, que são prova de que existe um longo caminho a percorrer. Apesar de se estar a trabalhar no sentido de reduzir o nível de emissões de gases de efeito de estufa, urge a necessidade de se continuar a apostar em tecnologias amigas do ambiente, como o veículo elétrico, sensibilizando a população, entidades governamentais e indústria para este tema que a todos diz respeito.
- ZnO nanoparticles: An efficient catalyst for transesterification reaction of alpha-keto carboxylic estersPublication . Soliman, Mohamed Mostafa Aboelhassan; Karmakar, Anirban; Alegria, Elisabete; Da Costa Ribeiro, Ana Paula; Rubio, Guilherme; Saraiva, Marta S.; Guedes Da Silva, M. Fátima C.; Pombeiro, ArmandoPure ZnO nanoparticles were synthesized by a sustainable precipitation method using zinc nitrate and sodium hydroxide in aqueous medium at room temperature. They were characterized by X-ray diffraction (XRD), scanning electron microscopy (SEM-EDX), thermogravimetric analysis (TGA), Fourier transform infrared spectroscopy (FTIR), ultraviolet-visible spectroscopy (UV-vis) spectroscopy and Brunauer-Emmett-Teller (BET) analysis. The XRD patterns indicate the formation of the hexagonal wurtzite phase with high purity and SEMEDS analysis confirm the purity and a homogenous distribution of the nanostructures. The ZnO nanostructures present plate-like agglomerates, resulting in a quasi-spherical morphology. The catalytic activity of the formed ZnO nanoparticles was evaluated towards the transesterification reaction of different carboxylic esters in the presence of various alcohols. This catalyst is highly selective for the transesterification of alpha-keto carboxylic ester (methyl benzoylformate) and leads to ca. 97% of product yield within 24 h of reaction time.
- Eco-friendly cyclohexane oxidation by a V-scorpionate complex immobilized at hierarchical MOR zeolitePublication . Ottaviani, Davide; Van-Dúnem, Vanmira; Carvalho, Ana; Martins, Angela; Martins, LuisaThe hydrotris(3,5-dimethylpyrazol-1-yl)borate dioxido-vanadium(V) complex [VO2{HB(3,5-Me(2)pz)(3)}] (V, pz= pyrazol-1-yl) immobilized at hierarchical MOR zeolite modified through surfactant mediated technology using NaOH as alkaline agent, V@MOR_NaOH, provides an efficient (TON up to 5.2x10(2)) catalyst for the peroxidative oxidation of cyclohexane with tert-butyl hydroperoxide to KA oil (52% yield), at room temperature, and is easily recovered and reused up to four consecutive catalytic cycles with no significant leaching of vanadium. The textural modifications performed on the zeolitic matrix produced an effective support for the anchorage of the vanadium complex allowing an improved catalytic performance and reusability. This work constitutes an unprecedented use of supported vanadium B-scorpionate complexes as catalysts for the oxidation of alkanes.