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- Fundamentos e processos de gestão cooperada do currículo no 1.º CEBPublication . Farola, Raquel Alexandra Pintão; Pereira, Maria da Conceição Figueira SantosO presente relatório foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Este trabalho, numa primeira parte, visa descrever e analisar de forma reflexiva o período de observação, intervenção e avaliação pedagógica, desenvolvido no contexto da Prática de Ensino Supervisionada II que decorreu em duas turmas do 5.º ano de escolaridade, de uma instituição de ensino público. Na segunda parte deste relatório apresenta-se, um estudo realizado no contexto da PES II, subordinado ao tema “Fundamentos e processos de Gestão Cooperada do Currículo (GCC) no 1.º CEB”. Esta investigação teve como objetivo geral estudar os processos de gestão cooperada do currículo, na sala de aula, com alunos do 1.º CEB. Em conformidade, configuraram-se como objetivos específicos do estudo, os seguintes: (i) Caracterizar as conceções da OC sobre a GCC; (ii) Descrever as rotinas de GCC utilizadas pela OC no trabalho com os alunos; (iii) Caracterizar o papel do professor no processo de GCC; (iv) Caracterizar o papel dos alunos no processo de GCC; (v) Identificar as vantagens da GCC no desenvolvimento das crianças; (vi) Identificar as competências desenvolvidas pelas crianças com a prática de GCC; (vii) Caracterizar os constrangimentos percecionados pela OC para a implementação e desenvolvimento da prática de GCC. Tendo em linha de conta o objeto de estudo, recorreu-se a uma metodologia de natureza qualitativa interpretativa, utilizando como técnicas de recolha de dados a entrevista semiestruturada. Os dados recolhidos foram tratados segundo os pressupostos da análise de conteúdo de Bardin (2013). Os resultados do estudo permitiram identificar três momentos principais da Gestão Cooperada do Currículo: o Tempo de Estudo Autónomo, o Trabalho por Projetos e o Conselho de Cooperação Educativa. Estes momentos proporcionam nos alunos um desenvolvimento das suas competências, sobretudo sociais.