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- Laboratório gramatical digital: desenvolver competências metafonológicas em torno do acento fonológico em português europeuPublication . Freitas, Liliana Sofia Florêncio; Cardoso, Adriana; Rodrigues, Ricardo PereiraO nosso quotidiano tem sofrido várias alterações, uma vez que já não sabemos viver sem tecnologia. Também o dia-a-dia da escola tem sido alterado com a implementação das tecnologias em sala de aula, sendo esta uma mais-valia em certos domínios, nomeadamente, ao nível da motivação dos alunos. Por outro lado, o desenvolvimento de competências metalinguísticas dos alunos é um desafio para a escola, dado que, frequentemente, implica a conceção de percursos didáticos que não se encontram disponíveis em manuais ou em outros recursos didáticos. Neste âmbito, a perceção do acento fonológico em Português afigura-se como uma fragilidade de alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico que requer uma abordagem centrada na descoberta do funcionamento da língua e na promoção do desenvolvimento de competências metafonológicas dos alunos. Centrando-se no domínio do ensino/aprendizagem do Português no 1.º Ciclo do Ensino Básico, este projeto tem como objetivo contribuir para a conceção, desenvolvimento, implementação e avaliação de um recurso educativo digital que promova o desenvolvimento de competências metafonológicas dos alunos em torno do acento fonológico em Português Europeu. O desenvolvimento do recurso educativo digital seguiu o modelo conceptual do Design Instrucional, mais precisamente do modelo ADDIE (Analysis, Design, Development, Implementation and Evaluation). Este recurso foi testado com alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, tendo sido gravados vídeos com a interação, que foram posteriormente analisados segundo uma metodologia heurística. Os resultados revelam que o recurso educativo digital desenvolvido atende a padrões de qualidade: para além de ser apelativo, combina som, imagem e vídeo, disponibilizando um percurso alternativo à abordagem tradicional do acento fonológico em sala de aula. A aplicação da análise heurística correu como planificado e permitiu confrontar a concepção do recurso concebida pela equipa de investigação, e planificada no guião multimédia, com a utilização do recurso por parte do seu públicoalvo. A condução destes testes forneceu um conjunto de dados que permitiram corrigir e ajustar algumas propostas iniciais, assim como identificar alguns erros de programação.
- Forma macro-mosaico e instrumento iguaisPublication . Moreira, Manuel Maia Poças; Caires, CarlosA génese das formas musicais descontínuas remonta à transição entre os séculos XIX e XX e as mesmas têm sido usadas como um recurso na prática musical de diversos compositores até à atualidade. Assim, este documento visa propor um novo tipo de forma musical descontínua, a forma macro-mosaico, através de um projeto que engloba a criação de sete peças para agrupamentos de câmara—três trios e quatro quartetos—em que os instrumentos são todos iguais e se situam nos extremos do registo. Este universo tímbrico une-se ao estudo da textura e das intensidades como elementos delineadores da forma musical, amplificando o carácter expressivo da descontinuidade na forma musical, uma vez que, face à análise das peças originais e de peças referenciadas, foi-nos possível concluir que o discurso inerente à prática musical que resulta da aplicação de formas descontínuas contribui, desde a sua génese, para a igual importância dos parâmetros do som no desenvolvimento do discurso musical. Os instrumentos iguais nos extremos do registo, proporcionado um contexto de estranheza dos timbres, relacionam-se intimamente com o conceito do unheimliche . Deste modo, os instrumentos iguais surgem, através da repetição como ferramenta para o desenvolvimento do discurso e da sua relação com a forma macro-mosaico, como ensembles despidos de ideias pré-concebidas, possibilitando uma audição que privilegia a curiosidade e o entusiasmo, estados de espírito que levam a uma maior predisposição para o contacto com a descontinuidade do discurso musical.