Browsing by Issue Date, starting with "2019-12-20"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- O som que nós vemos: documentário sobre o uso da imagem no meio radiofónicoPublication . Santos, Alexandre Venceslau; Lopes, Pedro Miguel FerreiraO projeto aqui apresentado pretende focar-se na utilização da imagem no meio radiofónico através do formato fílmico documental. O conteúdo aqui identificado centra-se no género cinematográfico conhecido como filme documental, bem como na rádio enquanto meio de comunicação social e a sua utilização da imagem, num meio dominado pelo som. O produto final procurou uma resposta ao porquê da rádio usar a imagem no seu dia-a-dia e se a mesma pode fazer parte da linguagem própria do meio.
- Estudo e otimização da unidade de incineração da Hovione – LouresPublication . Silva, Pedro Fernando Ribeiro da; Trindade, Teodoro José Pereira; Pina, João Carlos de AlmeidaNos processos de incineração de resíduos líquidos são gerados gases prejudiciais para o ambiente e para o ser humano. Tais como os gases de efeito de estufa (Dióxido de carbono - CO2, Óxido Nitroso - N2O), e outros gases que se formam durante o processo de incineração, como as dioxinas e os furanos (originados pelas temperaturas de queima e pelos resíduos que são tratados no processo de incineração, que podem ser percursores na reação de formação das dioxinas e furanos). Foi iniciada a construção da unidade de incineração de líquidos da Hovione no início de 1999, tendo terminado no final de 1999, com o objetivo de tratar os resíduos líquidos gerados nos processos produtivos da fábrica (na fabricação de princípios ativos – API). A URIS trata os resíduos líquidos e gera vapor (caldeira para produção de vapor) para alimentar as reações químicas dos reatores de produção, e recuperando o iodo (em solução aquosa de iodeto de sódio) que estava dissolvido num dos resíduos alimentados à URIS. Esta unidade tem ainda, como vantagem, a redução de custos no tratamento dos resíduos líquidos que a Hovione tinha de pagar para serem tratados externamente, e na redução de consumo de combustíveis fosseis (na produção de vapor para as reações químicas). Com a introdução da ureia em substituição da amónia, obteve-se a redução do nível de perigosidade de matérias primas armazenadas na Hovione, uma melhoria no sistema de controlo do excesso de NH3 e a redução na formação de cloreto de amónia (NH4Cl). Este trabalho surgiu da necessidade de otimização do sistema de controlo de NOx (óxidos de nitrogénio) da unidade de recuperação de iodeto de sódio (URIS) da empresa Hovione. O sistema inicialmente implementado para a neutralização dos gases de NOx é de injeção de amónia a 25% diretamente na câmara de oxidação térmica na zona de temperatura 850ºC a 950ºC (temperatura ótima teórica para obter o melhor rendimento da amónia injetada). Este sistema apresenta um excesso de amónia nos gases de exaustão e origina a formação de cloreto de amónio (NH4Cl) nos gases de exaustão. O objetivo do trabalho consiste na alteração da utilização de amónia por outro elemento neutralizante (ureia) dos NOx e que seja mais amiga do ambiente (baixar o nível de perigosidade das matérias primas armazenadas na Hovione, pois a amónia é considerada uma matéria prima altamente perigosa para o ambiente) e nos efeitos secundários da injeção da amónia. Para além da melhoria das emissões dos gases de NOx e de NH3, também a redução de custos associados à utilização da amónia como agente neutralizante dos gases de NOx, efeitos secundários decorrentes da utilização da amónia.
- LTE-R : comunicações móveis ferroviárias de banda largaPublication . Teixeira, Graciano Pedreira; Cota, Nuno António Fraga JulianoAssistimos atualmente em Portugal, mas também no resto do mundo, a projetos de renovação dos sistemas de telecomunicações móveis das ferrovias. A tecnologia que correntemente está a ser instalada em Portugal é o GSM-R, mas apesar de todas as inúmeras qualidades que esta tecnologia oferece, já se fala atualmente nas suas limitações. Assim, já há alguns anos que se procura pelo seu substituto e das opções que existem uma delas sobressai, o LTE-R. Neste projeto, procura-se investigar o LTE-R e verificar a sua adequação às necessidades cada vez mais exigentes das ferrovias. O estudo do GSM-R e das comunicações móveis ferroviárias foi realizado. Neste verificou-se que a questão da segurança, da interoperabilidade e da sinalização ferroviária são fatores chave que qualquer tecnologia de comunicações móveis ferroviárias deve conseguir responder. A solução na europa para cumprir com esses objetivos é o ERTMS/ETCS, assim qualquer tecnologia de comunicações móveis ferroviárias tem obrigatoriamente de implementar as soluções definidas nestes dois sistemas. Os requisitos específicos das telecomunicações ferroviárias são extensos. Eles incluem requisitos de cobertura de 95% em cada troço de 100m, níveis de sinal de -95 dBm, tempos de estabelecimento de chamada de emergência inferiores a dois segundos assim como uma extensa lista de requisitos funcionais que o LTE-R tem de conseguir garantir. A enfase do estudo encontra-se na interface rádio do LTE-R nesse sentido são efetuadas simulações do seu desempenho em condições de ambientes ferroviários, incluindo casos em que as velocidades praticadas atingem os 500km/h. Com dados de medidas rádio de um levantamento realizado numa linha férrea, são realizados estudos de cobertura e capacidade que permitem aferir a validade da utilização do LTE-R em ambientes ferroviários.
- Aprendizagem através da prática: Contributos de uma abordagem interdisciplinar entre as Artes e o Estudo do MeioPublication . Courinha, Catarina Araújo Carvalho Brazão; Pereira, TeresaO presente relatório surge como fruto de dois momentos de prática pedagógica, desenvolvidos no 2º CEB, junto de duas turmas do 5º ano de escolaridade, e no 1º CEB, com uma turma do 2º ano. Desta prática surgiu o interesse em compreender de que forma é possível aprender, partindo de um contacto prático e sensível e de forma interdisciplinar, no sentido de transformar essa sensorialidade em conhecimento artístico e conhecimento do mundo. Este interesse foi motivado, em primeiro lugar, pela convicção de que as experiências artísticas possuem um potencial de aprendizagem que não deve ser desconsiderado e, em segundo lugar, pela constatação de que a diferente valorização dada às áreas curriculares, não só pelos professores mas também pelo Ministério da Educação, descredibiliza a área das Expressões. Neste sentido, foi efetuado um estudo junto de uma turma do 2º ano de escolaridade, que foi orientado pela seguinte problemática: De que forma é que uma abordagem interdisciplinar entre as Artes e o Estudo do Meio promove a aprendizagem? Para esta investigação foram definidos os seguintes objetivos: i) Desenvolver metodologias de abordagem baseadas na prática; ii) Promover o desenvolvimento de aprendizagens baseadas na articulação entre o conhecimento derivado da perceção sensorial e a sua concetualização teórica; iii) Diversificar as modalidades de comunicação de conhecimento através da mobilização de linguagens metafóricas inerentes aos domínios artísticos. Os resultados permitiram aferir que as aprendizagens decorrentes, tanto da vertente prática e sensorial, como da abordagem interdisciplinar, foram as mais sólidas. Concluiu-se que a articulação entre diferentes perspetivas, ao tornar os conteúdos significativos e contextualizados, contribui fortemente para a sua assimilação. Também se destaca o potencial da abordagem sensorial, nas dimensões de experimentação e comunicação, como promotora de aprendizagem individual e coletiva.
- Efeitos das estratégias de ensino na indisciplina e na motivação dos alunosPublication . Neto, Inês Isabel David; Silva, Francisco Vaz daO presente relatório visa a abordagem, de modo, reflexivo, da prática desenvolvida no âmbito da Unidade Curricular (UC) Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), que integra o plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (2.º CEB), tendo sido esta desenvolvida num contexto de ensino privado no 1.º CEB, numa turma de 2.º ano e num contexto de ensino público no 2.º CEB, em duas turmas do 6.º ano de escolaridade. Este revelou-se um tempo crucial para o meu futuro enquanto professora, que possibilitou a minha reflexão acerca dos desafios que a prática docente acarreta e que influencia a excelência do ensino. Para além da descrição dos contextos, este trabalho integra uma investigação empírica realizada no contexto do 2.º ciclo, que teve como principal preocupação compreender as conceções de alunos e professores acerca da indisciplina e de que forma é que a diversificação de estratégias pode diminuir a ocorrência deste tipo de comportamentos, bem como, influenciar a motivação dos alunos de uma forma positiva. Com a finalidade de obter respostas, delinearam-se os seguintes objetivos para a concretização desta investigação: (i) descrever a dinâmica das turmas com enfoque no comportamento dos alunos e na indisciplina; (ii) caraterizar as perspetivas de alunos e professores sobre a indisciplina e (iii) estudar os efeitos da diversificação de estratégias e de atividades na ocorrência de incidentes de indisciplina e na motivação dos alunos. Deste modo, a investigação realizada é de natureza qualitativa, tendo elegido como técnicas de recolha de dados entrevistas aos alunos e às docentes cooperantes, assim como, a aplicação de um questionário por inquérito ainda no período de intervenção neste contexto. No que respeita à análise e discussão dos resultados foram implementadas estratégias de ensino no contexto de intervenção, nas quais se apelou ao envolvimento dos alunos, que tiveram efeitos positivos na diminuição de comportamentos de indisciplina e na motivação dos alunos.
- O Festival RTP da Canção e a participação de Portugal no Festival Eurovisão da Canção no telejornal (1969 e 2017)Publication . Gonçalves, Maria Madalena de Oliveira Viana; Subtil, Filipa Mónica de Brito GonçalvesO Festival Eurovisão da Canção é considerado um dos eventos musicais mais mediáticos da Europa. Em Portugal, o Festival RTP da Canção, o concurso mais duradouro da televisão portuguesa, suscitou grande interesse e impacto no público no início da televisão em Portugal. Atualmente, as audiências e a mobilização mediática deste certame já não são da magnitude de outrora. Todavia, com a vitória de Salvador Sobral no Festival Eurovisão da Canção, em 2017, o concurso voltou novamente a ser alvo de grandes atenções por parte dos media e do público português. É sobre o Festival RTP da Canção e a participação de Portugal no Festival Eurovisão, nos espaços informativos televisivos, particularmente, o Telejornal, da RTP1, que recai a presente dissertação. Esta teve como objetivo perceber de que forma e o motivo pelo qual este concurso teve espaço no noticiário da RTP em períodos distintos da história recente de Portugal, da televisão e da forma de fazer informação em televisão. Realizou-se, assim, uma análise de conteúdo qualitativa dos telejornais e respetivas peças noticiosas sobre a temática, procedendo-se a uma comparação dos dois anos selecionados, 1969 e 2017. O estudo encontrou semelhanças do ponto de vista dos conteúdos tratados nas peças noticiosas sobre o tema, assim como no que à sua produção diz respeito. Já em termos de espaço e posicionamento no alinhamento do Telejornal foi possível verificar diferenças assinaláveis. Em 1969, o Telejornal era um espaço essencialmente dedicado à autopromoção do regime do Estado Novo e, por isso, as notícias sobre o Festival não tiveram o destaque que em 2017 lhes foi dado. Este destaque só pode ser compreendido à luz do peso que valores-notícia como excecionalidade e entretenimento têm vindo a ganhar nos espaços informativos televisivos.