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- Virtual reality project of a process controlled by logic controllersPublication . Silva, Ana Catarina Duarte da; Campos, Francisco Mateus Marnoto de Oliveira; Mendes, Mário José Gonçalves CavacoIndustry 4.0, based on digital technologies and automation, allowed processes to be digitally exploited before, during and after the actual process was built. One such technology is virtual reality, the exploration of which offers the industry numerous possibilities. It was with this factor in mind that I opted for this theme, motivated by the impact that this technological innovation already has and may still have in the processes, namely the possibility of improving them with the use of virtual commissioning. With virtual commissioning in mind, a baggage handling system from Santorini airport was used as a case study. This system is controlled by a logic controller and the virtual environment was created from Emulate3D software. The process chosen for this work was the departures area, which involves the route between check-in and dispatch to the plane, taken from the case study mentioned. From the use of virtual reality software and the analysis of the process controlled by logic controllers, it is possible to virtually commission the digital twin. A human-machine interface was also developed to bring the model closer to the real one and to facilitate the commissioning. Creating a digital twin of the system, based on the technical drawings, allowed a virtual model very close to the real system. This enables virtual commissioning, which leads to the discovery of automation code problems and facilitates actual commissioning at the end of the process, as it eliminates much of the delays and costs of this phase, which are considered two key factors in the industry.
- Separação de diasteriómeros de calixarenos inerentemente quirais e aplicação à enantiodiferenciação de espécies moleculares com importância biológicaPublication . Alves, Manuel José Verganista; Prata, José VirgílioO objetivo principal desta dissertação compreendeu a síntese, resolução ótica através de técnicas expeditas e aplicação dos enantiómeros de uma família particular de calixarenos inerentemente quirais (CIQs) luminescentes dotados de quiralidade planar (Calix-OCP-CBZs). As capacidades de discriminação quiral foram avaliadas na enantiodiferenciação de espécies moleculares com importância biológica, nomeadamente hidróxi-ácidos (e.g. ácido mandélico). Numa primeira abordagem foi idealizada a síntese por funcionalização direta dos Calix-OCP-CBZs com um agente homoquiral (cloreto de (1S)-canforsulfonilo; CCS) levando à formação de um par diasteriomérico (Calix-OCP-CBZ-CSs), cuja posterior separação dos diasteriómeros via coluna cromatográfica convencional ou por recristalização seguida de remoção do agente homoquiral, conduziria à obtenção de CIQs enantiomericamente puros. Adicionalmente foi desenvolvida uma via sintética alternativa que envolveu a tentativa de construção do anel de oxaciclofano a partir da ciclização de calixarenos dissubstituído com unidades de (1S)-canforsulfonilo (Calix-DiCS) e com unidades de (bromometil)benzilóxi (Calix-DiBr). Com a finalidade de estudar as melhores condições reacionais para introdução do agente de resolução na plataforma do calixareno, foram preparados compostos modelo dotados de menor impedimento estereoquímico. A sua síntese foi realizada tendo por base calixarenos aquirais contendo grupos propilo ou benzilo no bordo inferior posteriormente funcionalizados com unidades de (1S)-canforsulfonilo. Os novos calixarenos quirais sintetizados foram caracterizados por Ressonância Magnética Nuclear de Protão (1H RMN), Espetroscopia de Infravermelho de Transformada de Fourier (FTIR) e Análise Elementar (AE). Sendo que a resolução ótica por formação de misturas diasterioméricas não foi conseguida, os CIQs foram resolvidos de forma analítica por cromatografia líquida de alta resolução (HPLC) quiral e as frações isoladas foram caracterizadas por dicroísmo circular eletrónico (ECD) e espetroscopia de ultravioleta-visível (UV-Vis). A avaliação da possível formação de complexos entre o racemato de Calix-OCP-2-CBZ e o ácido (R)-mandélico foi realizada através de titulação por 1H RMN permitindo desta forma avaliar o local de interação mais provável entre as espécies envolvidas. Estudos de enantiodiferenciação realizados por espetroscopia de fluorescência de estado estacionário com um dos enantiómeros de Calix-OCP-2-CBZ demonstraram a ocorrência de enantiodiscriminação para os enantiómeros do ácido mandélico.
- O ciclo de produção noticiosa na RTP: o caso Iker CasillasPublication . Barata, José Pedro Pires; Simões, Rui Fernando Almeida; Santos, Carlos Alberto Andrade Ferreira dosO presente relatório de estágio foi realizado no âmbito do Mestrado em Jornalismo, da Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa. A investigação é desenvolvida na secção de desporto da Rádio e Televisão de Portugal (RTP). Os meios de comunicação social continuam a ser os principais responsáveis pela transformação de acontecimentos em notícias. Neste sentido, a necessidade de responder às exigências do público obrigou os media a adotarem estratégias de produção noticiosa eficazes na hora de transmitir a mensagem. Num primeiro momento, este trabalho procura perceber um pouco do contexto e evolução, no que diz respeito ao jornalismo desportivo. Numa segunda fase deste estudo, preocupámo-nos em conhecer e refletir acerca das rotinas de produção noticiosa de um caso específico: o infortúnio de Iker Casillas que, ocorreu durante a primeira semana de maio de 2019. Para tal, fazem parte desta análise dois blocos informativos: o Telejornal da RTP e o 3 às 17 da RTP3, com especial destaque para o espaço dedicado ao desporto.
- A educação inclusiva na escola – as interações entre os alunosPublication . Moreira, Alda Rodrigues; Silva, Francisco Vaz daO presente relatório insere-se o âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º ciclo do Ensino Básico. Numa primeira fase, este trabalho tenciona descrever e analisar reflexivamente o período de observação, intervenção e de avaliação pedagógica desenvolvidos nos contextos de 1.º e do 2.º CEB. No 1.º CEB a prática de ensino supervisionada desenrolou-se numa turma de 2.º ano de escolaridade, numa instituição de ensino privada, localizada na grande Lisboa. Já no 2.º CEB decorreu numa instituição de ensino pública, situada na área metropolitana e Lisboa, numa turma de 6.º ano de escolaridade. Numa segunda fase, este relatório incorpora um estudo, realizado no contexto da mesma unidade curricular, intitulado “A educação inclusiva na escola – as interações entre os alunos”. Este estudo incide na análise das interações ente pares, na turma do 1.º CEB onde foi realizada a prática de ensino supervisionada. Esta temática acarreta uma grande importância para a autora, uma vez que a participação em contextos inclusivos tem sido bastante frequente, considerando os seus princípios muito interessantes e desafiadores. Os objetivos que se encontram na base deste estudo enumeram por: (i) Caraterizar as interações entre pares na turma, (ii) Comparar as perspetivas dos alunos com a dos professores sobre relações entre pares, (iii) identificar as estratégias de ensino utilizadas pelo professor, na sala de aula, que promovem uma relação positiva entre pares. Em concordância com o objeto do estudo, foi utilizada uma metodologia qualitativa, recorrendo a entrevistas semiestruturadas, como técnica de recolha de dados. Para o tratamento dos dados recorreu-se à análise de conteúdo pormenorizada de cada entrevista realizada. Também foi utilizada a observação direta, participante e não participante, mas de uma forma menos significante. Com a análise dos resultados é possível concluir que os alunos da turma em questão interagem entre si, estabelecendo redes sociais e, consequentemente, relações de amizade. Relativamente ao aluno diagnosticado com perturbações do espectro do autismo, este encontra-se incluído no grupo turma e é evidente uma relação de amizade recíproca com os colegas.
- Práticas e análise de estratégias culturais da cidade da GuardaPublication . Santos, Emanuel Gomes dos; Mendes, ConceiçãoNo âmbito da unidade curricular Estágio Profissional com Relatório Final do segundo ano de Mestrado de Teatro – Especialização em Produção, decidi continuar um trabalho já começado no ano anterior. Decidi, assim, ali, terminar a minha pesquisa sobre o Teatro Municipal da Guarda (TMG). O estágio decorreu entre 1 de Outubro de 2018 e 15 de Fevereiro de 2019. A proposta foi aceite, dando-me, nesse sentido, uma maior capacidade de análise de um Teatro Municipal, a partir do seu interior e, a partir dessa posição, a capacidade de contrapor a sua atividade produtiva em a comparação com a de uma companhia de Teatro. Com o este relatório, pretendo refletir a minha prestação enquanto estagiário numa estrutura cultural, e usar as ferramentas adquiridas ao longo do curso para compreender, efetivamente, como se realiza o trabalho de um Teatro Municipal, de uma cidade de porte médio do interior do País, desde as suas escolhas programáticas, passando pelas exposições na galeria de arte e pelo trabalho do serviço educativo, até aos afazeres de um assistente de sala.
- Da organização à construçãoPublication . Caetano, Carolina Pereira; Cordeiro, MartaA participação num estágio profissional com relatório final foi, dentro das três opções, a que me pareceu mais adequada à minha formação. A escolha incidiu no cenógrafo Fernando Ribeiro, com o intuito de colaborar em dois projectos, um de dança e outro de teatro, por forma a concluir o Mestrado em Teatro, com especialização em Design de Cena, da Escola Superior de Teatro e Cinema. A introdução deste trabalho escrito, refere três temas importantes para o desenvolvimento do exercício prático. Arquitectura e Teatro, Cenografia e Arquitectura, são os três objectos analisados. O segundo capítulo tem como objectivo fazer um enquadramento do trabalho. Um breve texto onde é feita uma caracterização e uma pequena biografia sobre o cenógrafo Fernando Ribeiro. No seguimento, surge uma apresentação dos projectos realizados pelo mesmo. O terceiro capítulo é uma descrição e interpretação pessoal do processo realizado durante o desenvolvimento do estágio, no decorrer dos dois projectos, DRAMA e A MATANÇA RITUAL DE GORGE MASTROMAS. A conclusão faz uma síntese de todo o processo desenvolvido durante o estágio profissional, assim como os temas pesquisados que serviram de suporte ao relatório final. É ainda neste último ponto do trabalho que são referenciados os objectivos que foram alcançados.
