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- Desenvolvimento de solução de controlo em cadeia fechada de dois acionamentos em modo mestre-escravoPublication . Manuel, José Fernando Mateus; Cordeiro, Armando José LeitãoO desenvolvimento de soluções de sincronismo eletrónico de motores tem-se tornado numa área bastante atrativa em aplicações industriais uma vez que, em comparação com os métodos tradicionais, permite simplificar drasticamente o acoplamento mecânico e ao mesmo tempo aumentar a sua flexibilidade e reutilização em diferentes cenários, dando espaço ao aparecimento de novos produtos anteriormente difíceis de fabricar. A redução de custos, a facilidade de implementação e a sua robustez são alguns dos argumentos para a sua aplicação em larga escala em ambientes industriais. Este trabalho teve como finalidade estudar uma solução de controlo em cadeia fechada de dois acionamentos em modo mestre-escravo. O estudo focou o emergente método de sincronismo entre motores síncronos de magnetos permanentes, que tem por base o protocolo de rede Ethernet de tempo real IEEE1588-V2 para envio da referência de posição, e teve como termo de comparação o método de sincronismo clássico que faz uso dos sinais discretos em quadratura para a transmissão da referência de posição. O estudo da resposta do acionamento escravo durante o seguimento do acionamento mestre, permitiu investigar as vantagens e desvantagens de cada um dos métodos de sincronismo, tendo como objetivo obter o conhecimento necessário de modo a aplicar cada um na situação mais vantajosa. Como base de estudo, foi criado um perfil de movimento trapezoidal no acionamento mestre, composto por um deslocamento total de dez rotações no veio do motor, executado no tempo total de 350 ms. A informação de posição proveniente do transdutor de posição do acionamento mestre foi então transmitida ao acionamento escravo pelos dois métodos distintos acima referidos. Os dados adquiridos durante os vários ensaios realizados foram registados com recurso à ferramenta com funcionalidade de osciloscópio integrada no hardware dos variadores eletrónicos de velocidade. O armazenamento dos dados de posição de ambos os transdutores de posição (mestre e escravo) foi efetuado em zona de memória não volátil do variador eletrónico de velocidade com um período de amostragem de 1 ms. A validação dos resultados obtidos internamente nos variadores eletrónicos de velocidade, foi feita com recurso a um osciloscópio externo ligado a dois codificadores incrementais de 4096 impulsos/volta (pulses per revolution, ppr), acoplados nos veios dos motores síncronos de magnetos permanentes. Na comparação dos dois métodos, foi dado especial ênfase à latência na transmissão dos sinais entre os dois acionamentos.
- Scalable high-gaussicity split-block diagonal horn antenna for integration with Sub-THz devicesPublication . Santos, H. M.; Lima, E. D.; Pinho, Pedro; Pessoa, L. M.; Moro-Melgar, D.; Salgado, H. M.In this paper we propose a high-gaussicity spline-profiled horn antenna, which is scalable in length and aperture to achieve higher gains whilst retaining a high Gaussian efficiency. A novel approach is used where a PSO is used for optimizing the spline, using the gaussicities at the operating frequencies as the objective function, which further improves side-lobe level and cross-polarization when compared to the state-of-the-art. With the proposed method, which was validated through FEM simulations in HFSS, reflection coefficients below -15 dB, gains greater than 25 dBi and gaussicities above 91% were obtained in the entire WR-3 band.
- Caracterização e análise de anomalias detetadas em inspeção de linhas de transmissão de Energia Elétrica em muito alta tensão, em Portugal ContinentalPublication . Mateus, Carlos Miguel da Costa; Barata, Filipe André de Sousa FigueiraA sustentação da Rede Nacional de Transporte de Energia Elétrica passa invariavelmente por inspeções sistemáticas ao estado da rede e consequentemente pelo planeamento atempado e priorizado das ações de manutenção corretiva conducentes à reparação das anomalias encontradas. Dado que a Rede de Transporte se desenvolve em todo o território Nacional continental a inspeção das linhas aéreas é realizada por via aérea, em aeronaves de asa rotativa por contratação do operador da rede a uma entidade externa. Essa inspeção visa detetar, entre outras, todas as anomalias visíveis nos componentes que constituem as linhas aéreas. Um desses componentes, responsáveis pelo isolamento da tensão da linha ao apoio é a cadeia de isoladores, em que uma das anomalias encontradas no decorrer dessa inspeção é o defeito isolador partido. Considerando que a cadeia de isoladores, está exposta a condições atmosféricas e ambientais adversas importa não só conhecer o efeito que o defeito de isolador partido, mas também a influência que a contaminação por poluição poderá ter na distribuição de tensão de uma cadeia. Com recurso ao método de elementos finitos pretende-se realizar diversas simulações de forma a entender o efeito destas anomalias no comportamento elétrico de uma cadeia de isoladores.