Browsing by Issue Date, starting with "2019-10-25"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Wikileaks na imprensa portuguesa em 2010: defesa do paradigma do jornalismo e manutenção de fronteiras no Público e no ExpressoPublication . Ribeiro, António; Rezola, Maria Inácia; Rocha, João ManuelEste trabalho tem como objectivo verificar se através da sua cobertura dos acontecimentos em 2010, o Público e o Expresso exerceram uma defesa do paradigma do jornalismo e uma manutenção de fronteiras face ao fenómeno WikiLeaks. Por meio de uma análise de contéudo das edições em papel dos dois jornais portugueses, baseada no estudo de Mark Coddington (2012), verificámos que tanto o Público como o Expresso enquadraram a WikiLeaks como um caso anómalo, exterior ao paradigma do jornalismo, sobre o qual mantiveram distâncias. Para isso, efectuaram uma defesa do paradigma do jornalismo e uma manutenção de fronteiras. Ainda segundo os resultados, o paradigma defendido pelo Público e pelo Expresso é semelhante ao defendido pelo New York Times. Pelo que os valores relativos às normas do jornalismo profissional, como o valor institucional — organizações que se definem como instituições, cujos integrantes exibem uma identidade profissional, e que se baseiam em valores éticos, e funções sociais comuns; as rotinas de trabalho e relação com as fontes; assim como a objectividade, se apresentaram, com base nesta análise, como valores jornalísticos supranacionais.
- Estratégia de comunicação nas redes sociais para a CineplacePublication . Sousa, Ana Margarida Goulart; Luz, CristinaO presente relatório de estágio surge no âmbito da realização do trabalho final para obtenção do grau de mestre em Publicidade e Marketing pela Escola Superior de Comunicação Social. O estágio foi realizado na empresa On Spot Net, mais propriamente na it (departamento de Marketing Digital), durante três meses. O trabalho num departamento desta natureza é diversificado e desafiante, sendo necessárias constantes atualizações de conhecimentos e capacidade de trabalho em equipa. O estágio visou a integração operacional no setor dos social media, através da gestão de redes sociais e respetivas comunidades. Neste contexto realizaram-se algumas tarefas de criação de conteúdos escritos (copywriting) para redes sociais (Facebook e Instagram), sobretudo da Cinepace, a marca que é objeto deste relatório. O relatório é composto por quatro partes: (1) enquadramento teórico, desde a evolução da web a indicadores chave relativos às redes sociais; (2) apresentação da empresa de acolhimento do estágio e a descrição das atividades realizadas no mesmo; (3) a investigação-ação conduzida no estágio; e, por fim, (4) a discussão e conclusões finais do estágio. Conforme referido acima, no estágio foi utilizado o método de investigação-ação, caracterizado por quatro fases, que serviram de base para a realização do presente relatório, sendo que as duas primeiras fases, (1) de diagnóstico e (2) definição da estratégia para a Cineplace, tinham já sido em parte realizadas pela it à data do início do estágio. O estágio inicia-se assim na fase (3) de implementação do plano de ação, para a qual colaborei com a criação de conteúdos para o Facebook e Instagram, terminando na fase (4) de análise dos resultados, apesar de ao longo do mesmo terem sido feitos ajustamentos à estratégia e suplementos ao diagnóstico nos quais colaborei.
- Romper com o passado: a Revolução nos Média (Portugal, 1974-1975)Publication . Rezola, Maria InáciaTempo de ruturas, o 25 de Abril de 1974 é, incontestavelmente, um acontecimento central na história de Portugal. Com este artigo, propomo-nos analisar algumas das mutações então operadas no campo dos média, procurando lançar pistas para uma reflexão mais ampla sobre a relação dos media com o(s) novo(s) poder(es) político(s) e sobre o seu lugar na luta política do Portugal Revolucionário. Partindo de investigações por nós anteriormente desenvolvidas sobre a Revolução de 1974- 1975 e, ainda, sobre os saneamentos levados a cabo nas empresas de comunicação social (nomeadamente na RTP e na Emissora Nacional ), analisaremos algumas mudanças centrais nas relações laborais e na estrutura empresarial, e, tendo como pano de fundo a enorme conflituosidade que percorreu o sector, a complexa relação dos media com os novos centros de poder.