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- Escola artivista: um espaço de encontro positivoPublication . Gante, Sandra Isabel dos Santos Alves; Rosa, Armando NascimentoA investigação em Teatro e Comunidade opera e potencia uma mobilização transversal de diferentes conhecimentos e metodologias que, pela sua própria natureza e objectivos – artísticos, socio-culturais, educacionais e de desenvolvimento, a tornam especialmente permeável aos novos paradigmas da educação e da psicologia comunitária positiva. As suas poéticas pressupõem a compreensão das necessidades e expectativas de grupos e comunidades, assentes em processos participativos. Procuram dar resposta aos novos desafios sociais, recorrendo a uma informalidade organizativa e relacional, através de narrativas constituídas em acções de identidade cultural. Tanto a psicologia como o teatro trazem consigo concepções e expectativas sobre a comunidade e apresentam formas específicas de as activar, convocar e de as compor. Ambas trabalham o desejo de comunidade, dando consistência ao colectivo. Ambas compreendem que o desejo de comunidade não é o desejo de afirmação ou de fortalecimento da sua identidade, mas o desejo de abrir espaço para a passagem dos devires que ela comporta. A aproximação intencional entre a psicologia positiva e o teatro procurará estabelecer um encontro que os reinvente e potencie mutuamente, redimensionando os seus limites através de uma partilha de forças e de afectos. Por um lado, a psicologia positiva, focalizada no positivo e no funcional, na sua exploração das formas como a vida se organiza no espaço e tempo, como acompanha as pluralidades e as diferenças que podem ser encontradas num território, como cartografa as suas virtualidades, as suas linhas de fuga, onde se permite experimentar o dissenso, os vazios de sentido e a partilha do comum; por outro, um teatro onde a vida seja posta em cena, não no sentido de ser explicada, mas de ser reinventada, de compor novas partilhas, novas formas de experimentar a vida e que se afirme como vector de transformação social. É no sentido de integrar uma filosofia positiva e apreciativa na comunidade educativa que acredito ser possível a construção de um modelo de desenvolvimento comunitário que perspective a arte do teatro e das metodologias expressivas como mecanismos primordiais de actuação, quer ao nível da identificação e consciencialização dos factores de sucesso diagnosticados, quer na forma como podem ser dinamizados processos de real transformação comunitária.
