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- Onde, quando e como eu quiser: novos hábitos de consumo de vídeo e a morte da televisãoPublication . Pico, João Pinto; Montargil, FilipeNos últimos anos temos vindo a observar o aparecimento de novas plataformas para o consumo de vídeo e, consequentemente, novos hábitos de consumo por parte da audiência. Este projeto procede ao levantamento de opiniões de profissionais das mais diversas áreas: marketing , publicidade, televisão, jornalismo, política e tecnologia, com o objetivo de explorar as possíveis consequências no futuro da televisão desta transformação comportamental da sociedade. O documentário foi construído com base nas primeiras cinquenta entrevistas realizadas ao longo de um ano (atualmente o projeto conta com mais de 80 entrevistas), tendo por base questões sobre a televisão e as repercussões de novos players nos alicerces de uma sociedade: economia, política, democracia e educação. Apesar de algumas limitações, é possível verificar, através da recolha de informação, algumas tendências de consumo audiovisual e a preocupação com as diferentes etapas de transformação digital por parte de cada elemento da sociedade. Trata-se de um projeto pioneiro na sua perspetiva e no seu contexto, que pretendo continuar a desenvolver.
- Brincar no quotidiano de um jardim de infância: a quê, com quem e com o quê?Publication . Cruz, Lúcia Maria Oliveira; Tomás, Catarina AlmeidaEste estudo situa-se na área temática do brincar, no contexto de um jardim de infância, tendo como principal enfoque as interações entre crianças e os lugares e os papéis que as crianças com necessidades especiais assumem nas brincadeiras entre pares. O estudo tem como principais objetivos caracterizar as conceções das profissionais da sala do jardim de infância, educadora e auxiliar, e das crianças acerca do brincar; caracterizar as brincadeiras das crianças; conhecer as preferências das crianças nas brincadeiras; compreender de que modo(s) as profissionais criam, ou não, condições para promover a participação das crianças com necessidades especiais nas brincadeiras e compreender de que modo(s) as crianças criam, ou não, condições para promover a participação de R. e J., as duas crianças com necessidades especiais do grupo, nas brincadeiras. Do ponto de vista metodológico, o estudo foi realizado com um grupo de 21 crianças de uma sala do jardim de infância (19 com desenvolvimento típico e 2 com necessidades especiais), uma educadora e uma auxiliar. Optou-se por uma metodologia qualitativa, pelo método do estudo de caso e pelas técnicas da observação e das entrevistas. Os dados recolhidos foram analisados em função de um quadro de categorias sugeridas pelas questões do estudo. As conclusões apontam para que R. e J. estejam integrados nas brincadeiras, tendo as adultas e os pares um papel importante nesse processo.