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- Synergistic catalytic action of vanadia-titania composites towards the microwave-assisted benzoin oxidationPublication . Ferretti, Francesco; Da Costa Ribeiro, Ana Paula; Alegria, Elisabete; Ferraria, Ana Maria; Kopylovich, Maximilian; Guedes Da Silva, M. Fátima C.; Marchetti, Fabio; Pombeiro, ArmandoIntensification of chemical processes according to the motto "faster, simpler, greener" is among the main concerns nowadays. One of the ways of intensification is the application of synergistic catalytic effects when the overall efficiency of a composite catalyst is much higher than the sum of the component activities. Here, we report on the preparation of synergistic catalytic materials by a simple and straightforward ball milling procedure. Oxidation of benzoin was selected as a model reaction to demonstrate the viability of the concept. For the V2O5-TiO2 (95 : 5) composite material, the synergistic effect is triggered by low power microwave irradiation with more than a tenfold jump in the catalytic activity in comparison to the activities of the individual components.
- Análise do modo de falha de um motor diesel 1.9 TDIPublication . Mateus, João Miguel Ribeiro Restolho; Anes, Vítor Manuel Rodrigues; Galvão, Ivan Rodolfo Pereira Garcia deO estudo do modo de falha de componentes mecânicos tem particular interesse para as seguradoras e peritos em acidentes de viação. Na maior parte dos casos, são requisitados peritos por forma a identificar a origem de falhas mecânicas, explicar os seus mecanismos, de modo a estipular e a apurar responsabilidades, tentando evitar ou diminuir a taxa de ocorrência de falha nestes componentes altamente solicitados. As falhas de componentes mecânicos podem ter diferentes origens desde um projeto mecânico deficiente, defeito de fabrico ou material, má montagem de componentes ou mesmo má utilização e manutenção por parte do utilizador. Neste trabalho pretende-se estudar o modo de falha da cambota de um motor diesel 1.9 TDI. O estudo deste tipo de falhas tem suscitado interesse tanto por parte dos consumidores do ramo automóvel como parte das seguradoras e entidades de peritagem dos meios de transporte movidos a motores de combustão interna. As falhas na cambota geralmente têm custos de reparação bastante acrescidos, não esquecendo que o condutor pode facilmente ser induzido em despiste, podendo comprometer a perda total do mesmo. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da dissertação consistirá numa revisão bibliográfica e estudo dos modos de falha nas cambotas em motores diesel, modelagem sólida da cambota proveniente do motor 1.9 TDI em software dedicado, simulação em elementos finitos de modo a poder identificar os locais da cambota com o coeficientes de segurança mais baixos, identificação do material constituinte da cambota e respetiva análise fractográfica de modo a poder identificar os locais de origem da fissura e suas respetivas orientações às quais depois serão correlacionadas às previsões dos modelos do plano critico. Devido ao interesse pessoal e à necessidade de evitar falhas semelhantes no futuro, está justificada a oportunidade de desenvolver a dissertação neste assunto a fim de apurar conclusões sobre o modo de falha da cambota estudada. Os resultados alcançados são claros sendo nítido que a cambota entrou em modo de falha devido à fadiga.
- Como melhorar a inclusão: uma intervenção em turmas do 2.º e 3.º cicloPublication . Roque, Ana Luísa Dionísio Martins; Silva, Francisco Vaz daO estudo apresentado neste Projeto de Intervenção pretende contribuir para a melhoria da inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais em turmas do 2.º e do 3.º ciclo, recorrendo para tal a diferentes estratégias cuja eficácia é discutida. Este estudo divide-se em três partes: um levantamento inicial dos pareceres dos professores, encarregados de educação e alunos sobre os problemas sentidos no âmbito da inclusão, sendo a partir daí definidos os objetivos da intervenção que se seguiu. No que respeita aos professores, foram inquiridos os seus pareceres sobre a inclusão, bem como as principais dificuldades sentidas e preocupações. Quanto aos pareceres dos encarregados de educação de alunos com Necessidades Educativas Especiais, foram inquiridas as preocupações sobre a inclusão do filho na escola e anseios quanto ao futuro. Relativamente aos alunos, foram auscultados os pareceres dos alunos com Necessidades Educativas Especiais sobre o seu desempenho escolar e relações estabelecidas com os pares, e ainda os pareceres dos pares sobre a inclusão dos alunos com Necessidades Educativas Especiais na turma, em particular sobre as relações estabelecidas entre eles. Posteriormente, com o objetivo de melhorar a inclusão dos alunos, foi levada a cabo uma intervenção recorrendo a diferentes estratégias junto de professores, alunos com Necessidades Educativas Especiais e seus pares, indo de encontro aos problemas e às necessidades encontradas no levantamento inicial. Finalmente, foram auscultadas os pareceres dos inquiridos após a intervenção de modo a avaliar as estratégias aplicadas na intervenção, tendo evidenciado maior sucesso as ações de formação para professores e a de sensibilização para alunos. A análise dos resultados obtidos permitiu concluir que o professor de Educação Especial tem um papel importante a desempenhar, não tanto intervindo diretamente junto dos alunos com Necessidades Educativas Especiais, mas principalmente como agente promotor da mudança, intervindo junto dos professores e dos pares destes alunos, mobilizando-os para uma melhoria da inclusão.