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- Electroweak vacuum lifetime in two Higgs doublet modelsPublication . Branchina, V.; Contino, F.; Ferreira, Pedro MiguelWe study the stability of neutral electroweak vacua in two Higgs doublet models, and calculate the lifetime of these states when the parameters are such that they are false vacua. As the two Higgs doublet model is invariant under a sign change of both doublets, degenerate true vacua exist. It is shown that this degeneracy, despite the fact that each of these minima locally describes the same physics, can immensely affect their lifetime. We apply these calculations to the parameter space of the models which is allowed by recent LHC searches, and infer combinations of parameters which should be excluded on grounds of a tunneling time inferior to the age of the universe.
- Sistema de Transmissão Nacional da Colômbia : análise em regime permanente e máxima injeção nodalPublication . Marques, Bruno Filipe Pais; Reis, Francisco Alexandre Ganho da SilvaNa presente dissertação é realizada a modelização do Sistema de Transmissão Nacional (STN) da Colômbia, a sua análise e diagnóstico em regime permanente bem como em regime de contingência n-1. Para o efeito foram desenvolvidos quatro cenários típicos de operação da rede atendendo à hidraulicidade (seco ou húmido), às tecnologias de geração, térmica ou hídrica, e também aos níveis de consumo (ponta ou vazio). Para cada um dos cenários, avaliaram-se os perfis de tensão bem como a taxa de ocupação dos elementos da rede, nomeadamente linhas e transformadores, tendo-se realizado um diagnóstico da rede cujos resultados obtidos estão em linha com o reportado em relatórios técnicos das entidades responsáveis pela operação e planeamento do STN. Por fim, foi estudada a capacidade de integração de energias renováveis na rede, tendo como área de estudo a subárea operativa Guajira-César-Magdalena (GCM), situada a nordeste e caracterizada por um elevado potencial de energias renováveis, considerando o modelo da rede desenvolvido anteriormente bem como os quatro cenários de geração e consumo. Para o efeito foi realizado um estudo da capacidade máxima de integração de renováveis através de dois métodos de compensação: i. Método de compensação do Slack Bus; ii. Método de compensação da Ordem de Mérito. Este estudo visou identificar as subestações que tem capacidade de receber geração bem como obter os respetivos valores máximos de injeção permitidos, sem comprometer a operação da rede.
- O site-specific como abordagem pedagógica criativa na disciplina de Práticas Complementares de Dança com alunos do 4º ano do Conservatório de Música da JobraPublication . Gaspar, Diana da Costa; Marques, Ana SilvaCom base numa Investigação-ação pretendeu-se com o Estágio Profissionalizante, subjacente ao documento apresentado, evidenciar a possibilidade e a importância da utilização de espaços não convencionais à dança com vista ao desenvolvimento das capacidades criativas dos alunos do Ensino Artístico Especializado em Dança, mais concretamente na Disciplina das Práticas Complementares de Dança, com uma turma de 4ºano no Conservatório de Música da Jobra, no ano letivo de 2017/2018. A elaboração deste Relatório de Estágio respeitou as orientações previstas no Regulamento do Mestrado em Ensino de Dança, da Escola Superior de Dança, do Instituto Politécnico de Lisboa, e pretende evidenciar a Prática Pedagógica desenvolvida. A partir da temática de Site-Specific pretendeu-se, como objetivo central do estágio desenvolvido, promover o desenvolvimento das competências criativas dos alunos envolvidos com base no despertar das suas capacidades de perceção espacial e sensorial de um espaço específico não convencional à dança na perspetiva de ampliar o seu conhecimento sobre a temática abordada e estimular os alunos a desenvolverem um processo criativo, de Composição Coreográfica, que possibilitou um produto criativo que foi apresentado publicamente nos diferentes espaços vivenciados nas aulas durante o período de estágio e que decorreram no espaço da Escola Cooperante. Durante o desenvolvimento do estágio, como metodologia de investigação, recorreu-se a técnicas de recolha de dados, tais como a observação estruturada, dois questionários (inicial e final), o diário de bordo, e em complemento, recorreu-se ao registo audiovisual, procedimentos que possibilitaram quer a reflexão na continuidade dos trabalhos pedagógicos desenvolvidos, quer no permitir do atingir de uma análise final e conclusão dos resultados obtidos, no final de todo o processo desenvolvido.