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- Modelos de fiabilidade baseados em ensaios acelerados de vidaPublication . Rodrigues, Sara Borges; Sobral, José Augusto da SilvaCom a crescente competitividade empresarial as organizações que pretendem desenvolver novos produtos desejam colocar os mesmos o mais cedo possível no mercado, não perdendo a oportunidade temporal ou antecipando-se a idênticas iniciativas de outras organizações concorrentes. Sendo cada vez mais frequente a exigência de informação fiabilistica relativa aos produtos por parte do potencial público-alvo, e sendo muitas vezes obrigatório apresentar esses indicadores, são utilizados os testes acelerados de vida para obter dados de tempos até à falha num espaço de tempo mais reduzido. Com o presente trabalho pretende-se descrever os principais métodos normalmente aplicáveis aos testes acelerados de vida (ALT-Accelerated Life Test), desenvolvendo os modelos matemáticos mais comuns como o modelo de Arrhenius, modelo de Eyring, o modelo da Lei da Potência Inversa e o modelo Térmico Não-Térmico. Para implementar os conceitos estudados, foram submetidas amostras de resina epoxy reforçadas com fibra de vidro à radiação UV de forma acelerada. Foi registada a degradação das suas propriedades mecânicas ao longo do tempo de exposição através de ensaios de tração uniaxial. Com esses resultados implementou-se a metodologia relacionada com a degradação acelerada destrutiva, através do software ALTA 11 e foram determinados os parâmetros fiabilisticos relativos às condições normais de operação.
- Envolvimento e participação de famílias de crianças com multideficiência no processo educativo, nos contextos escolaresPublication . Rodrigues, Patrícia Alexandra de Jesus; Nunes, ClarisseConsiderando as particularidades apresentadas pelas crianças e jovens com multideficiência e a importância dada a uma rede de apoio na sua educação, torna-se imperativo perceber as práticas educativas existentes para assegurar o envolvimento e a participação de um elemento fundamental para o desenvolvimento destes alunos, as suas famílias e, esclarecer como se caracteriza a sua relação com a escola. O presente estudo realizou-se em duas Unidades de Apoio Especializado à Educação de Alunos com Multideficiência (UAM), uma do 1º ciclo e outra do 2º ciclo, e pretendeu investigar de que forma as famílias se envolvem e participam no processo educativo dos seus educandos. Neste sentido aplicou-se uma metodologia de natureza qualitativa, na modalidade de estudo de caso múltiplo, que envolveu dez participantes de duas UAM (1º ciclo e 2º ciclo) e aplicaram-se as seguintes técnicas de recolha de dados: observação direta e observação indireta. Para a observação direta recorreu-se à observação não participante e para a observação indireta aplicou-se o questionário, a pesquisa documental e a entrevista semiestruturada. Para o presente estudo definiram-se quatro objetivos. O primeiro objetivo visou conhecer as perceções dos quatro professores de Educação Especial (EE), de duas UAM, no que diz respeito ao envolvimento e participação das famílias de crianças com MD, no processo educativo dos seus educandos. Os resultados obtidos nas entrevistas semiestruturadas revelam que os professores têm uma perceção positiva em relação ao envolvimento e participação das famílias, no processo educativo dos seus educandos. O segundo objetivo pretendeu identificar as práticas e as estratégias desenvolvidas pelos professores de EE para promoverem o envolvimento e a participação das famílias, em contexto escolar. Os resultados decorrentes das entrevistas semiestruturadas, da observação direta e da pesquisa documental indicam que a prática aplicada com mais frequência é a comunicação, recorrendo a um instrumento comunicativo o “Caderno de comunicação”. O terceiro objetivo procurou descrever o modo como as famílias se envolvem e participam no processo educativo dos seus educandos, no contexto escolar e a importância que atribuem a esse envolvimento e participação. Aplicando entrevistas semiestruturadas aos seis encarregados de educação e recorrendo à observação direta e à pesquisa documental apercebemo-nos que as famílias dos dois contextos participam, essencialmente, em comemorações festivas, atribuindo ao envolvimento e à participação uma relevância positiva para o desenvolvimento dos seus educandos. O quarto e último objetivo pretendeu identificar as formas de envolvimento e participação no processo educativo que as famílias de crianças com MD privilegiam. Assim, os resultados obtidos das entrevistas semiestruturadas indicam que por parte das famílias existe uma diversidade de experiências que podem contribuir para o desenvolvimento do seu educando ao nível físico, social e educativo. De um modo geral, a investigação revelou-nos que nos contextos analisados tantos os professores como as famílias revelaram uma perceção favorável e relevante, no que diz respeito ao envolvimento e participação das famílias, no processo educativo dos seus educandos. Contudo, a investigação revelou algumas fragilidades na relação entre as duas partes, tanto no contexto do 1º ciclo como do 2º ciclo. O processo comunicativo foi um dos aspetos apontado pelas duas partes, como sendo uma fragilidade, apesar de em ambos os contextos se promover a comunicação através da aplicação de um instrumento comunicativo: o “Caderno de comunicação”.
- Os passos de Vitória: proposta de documentário sobre a carreira de Rui Vitória elaborada no âmbito do estágio realizado na redação de desporto RTPPublication . Taborda, Nuno Gonçalves; Rodrigues, José Manuel CavaleiroRui Vitória nasceu a 16 de Abril de 1970, em Alverca. Jogou futebol até aos 32 anos de idade. É licenciado em Educação Física e Desporto, pela Faculdade de Motricidade Humana, com especialização em Futebol. Com 32 anos deu os primeiros passos na carreira de treinador, ao serviço do Vilafranquense. Posteriormente ao Vilafranquense, orientou a equipa de juniores do Sport Lisboa e Benfica. Sucederamse as equipas seniores do Fátima, Paços de Ferreira e Vitória Sport Clube. Em 2015 é apresentado como treinador da equipa principal do Sport Lisboa e Benfica. Este projeto consiste na realização de uma proposta de documentário, a partir de imagens do Arquivo da RTP, sobre a carreira do atual treinador do S.L.Benfica, Rui Vitória. O objectivo foi retratar as diferentes fases da carreira de Rui Vitória, as dificuldades que encontrou em cada clube, bem como, transmitir um pouco do seu carácter e da sua personalidade ao longo de todo este percurso profissional de ascensão. Este projeto foi desenvolvido através da realização de um estágio na RTP que decorreu entre 15 de Setembro de 2016 e 14 de Dezembro do mesmo ano.