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- Caminhos de uma investigação sobre a comunicação no terceiro setor em Portugal: uma reflexão sobre os métodos de pesquisa e análise de dadosPublication . Eiró-Gomes, Mafalda; Neto, César Humberto Pimentel; Silvestre, CláudiaNa comemoração dos vintes anos da Sopcom não será com certeza inapropriado refletir sobre os diferentes desenhos de investigação em Relações Públicas. Com o presente artigo pretende-se não só apresentar algumas das perplexidades, dúvidas, erros e interrogações com que nos deparámos ao longo do projeto “A Comunicação em OCS: do conhecimento ao reconhecimento” como refletir sobre a necessidade e pertinência de se abandonarem as visões mais ou menos dualistas que têm presidido a muitas das investigações em comunicação aplicada nas últimas duas décadas. Entre os que defendem como paradigma único, pesada herança do positivismo, a necessidade de recolha e tratamento de dados de cariz exclusivamente quantitativo e os que consideram que porque lidamos com o comportamento humano nada deverá, ou poderá, ser objetivamente confirmado ou infirmado optámos por trilhar outros caminhos numa certa acepção herdeiras de uma perspetiva pragmatista de investigação. Parafraseando Putnam, podemos dizer que para os grandes pragmatistas Peirce, James e Dewey a pesquisa se levada a cabo democraticamente é digna de confiança; não por ser infalível mas porque é através da pesquisa, e só através desta, que nos confrontamos com as limitações e incorreções dos nossos procedimentos. Analisaremos um caso específico, o desenho de investigação e os procedimentos metodológicos do projeto acima mencionado, estudo que envolveu todas as ONGD que se encontravam registadas no Ministério dos Negócios Estrangeiros em maio de 2016. Este estudo teve uma primeira fase quantitativa em três etapas: construção do questionário, recolha da informação e análise dos resultados. O questionário focou-se em questões objetivas, mais concretamente em factos relacionados com a identificação da organização, a avaliação do logótipo, a comunicação com o público em geral, o uso dos novos media como meio de comunicação e a importância da comunicação. Apesar do questionário apenas conter questões objetivas a recolha de informação foi feita através de entrevista telefónica para reduzir ao mínimo os erros relacionados com a forma como se entende e consequentemente responde ao questionário. Nesta fase concluímos que as ONGD são muito diferentes umas das outras, quer em termos dos seus objetivos, das suas ações, da forma como se envolvem com a sociedade, mas também da sua organização interna. Se a sua diversidade é uma mais-valia, pois permite colmatar várias necessidades que existem na nossa sociedade, tornam a análise estatística mais desafiante. Foi no entanto possível agrupar as organizações em dois segmentos, as ONGD de pequena dimensão, em média com 13 colaboradores e um máximo de 30 e as de grande dimensão que têm em média 239 colaboradores, embora algumas tenham mais de 1000 colaboradores. Em relação à comunicação, as organizações de grande dimensão têm geralmente ao seu dispor mais suportes e trabalham com mais frequência com agências de comunicação, no entanto comparativamente com as ONGD de grande dimensão, verificou-se que as de pequena dimensão dão mais importância ao uso de autocolantes e a ter uma loja online. Depois de finalizada esta parte do estudo notou-se que uma análise tão objetiva não permitia conhecer as práticas comunicacionais de cada ONGD. Por exemplo, quase todas (96%) as organizações afirmaram ter site, mas será que a importância atribuída ao site é semelhante em todas as organizações? Que informação existe no site? Com que frequência é atualizado? De quem é responsabilidade dos conteúdos? O que se espera com o site? Com a necessidade de, em alguns aspetos, obter outro tipo de informação avançámos nesta segunda fase para um estudo qualitativo. Através de uma entrevista semi-dirigida tentámos avaliar a perceção que as ONGD têm sobre a comunicação. Este projeto, nomeadamente a necessidade de se apostar numa metodologia mista, onde os resultados da investigação quantitativa foram usados para delinear a investigação qualitativa, servirá então de mote para uma reflexão sobre as metodologias de investigação em Relações Públicas, explorando o papel das metodologias mistas.
- Ferramenta computacional para projeto de linhas aéreas de média tensãoPublication . Vieira, João Pedro Pelouro; Camus, Cristina Inês; Eusébio, Eduardo Adelino Mateus NunesO conjunto de procedimentos necessários para a realização de um projeto de linhas aéreas de Média Tensão é um processo complexo, no qual devem, obrigatoriamente, ser considerados diversos cálculos e consultadas variadas tabelas em documentos normativos. Por se tratar de um processo trabalhoso, que inclui a execução e comparação de inúmeros cálculos e parâmetros, surge a necessidade de agilizar este processo através da criação de uma aplicação informática para o efeito. Esta aplicação será capaz de processar instantaneamente cálculos que executados manualmente ocupariam muito tempo, e acarretariam uma grande probabilidade de erro. Incluirá também um ficheiro de resultados prático onde o utilizador poderá analisar, trabalhar e imprimir os cálculos processados anteriormente pelo programa. A aplicação realizará os cálculos dos apoios e das flechas seguindo as normas atuais para tal procedimento.
- Conceptualização de uma plataforma digital para doação de bens às I.P.S.S.Publication . Fialho, Carolina dos Santos; Barradas, RicardoA dispersão geográfica das Instituições Particulares de Solidariedade Social (I.P.S.S.) por todo o país e a grande concentração de população no litoral e nas grandes cidades, fazem com que os esforços para colmatar as necessidades da comunidade local em zonas mais remotas por vezes não sejam suficientes. A Internet tem a capacidade de encurtar distâncias e aproximar pessoas fisicamente distantes e, neste caso, terá o papel de descentralizar as doações, direcionando-as para as zonas mais necessitadas. O presente trabalho tem o objetivo de enquadrar um projeto de solidariedade social na realidade portuguesa com o objetivo de apresentar uma plataforma que vai servir de meio de comunicação entre as I.P.S.S. e as pessoas interessadas em doar. A sociedade portuguesa tem uma grande tradição de envolvimento em causas sociais - como é o exemplo do Banco Alimentar Contra a Fome, quer da ótica dos voluntários, quer da ótica dos doadores. Existe uma consciência social e cívica que pode fazer este projeto ter sucesso. O Good Match pretende ser uma plataforma independente do Estado e que vem funcionar como uma rede de I.P.S.S. que vai facilitar a dinâmica de doações à distância no contexto nacional.