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- Estudo do galgamento em conversor de ondas oceânicasPublication . Rodrigues, Isa Alonso; Camus, Cristina Inês; Eusébio, Eduardo Adelino Mateus NunesNesta dissertação é apresentada uma metodologia que tem como principal finalidade descrever e calcular a potência produzida de um conversor elétrico de ondas oceânicas, mais especificamente um dispositivo de galgamento (WD - Wave Dragon), em regime offshore e a sua colocação em território português - Leixões. Numa fase inicial da dissertação serão descritos alguns conversores e as suas características, seguindo-se uma introdução teórica das ondas regulares e irregulares e, posteriormente será exposta e calculada a influência dos refletores na onda incidente, energia e caudal transposto. Por fim, será calculada a potência expectável para um certo estado de mar na zona de Leixões se fosse colocado o WD. Este estudo permite avaliar a complexidade e imprevisibilidade das ondas, analisar o comportamento do conversor consoante as suas características de construção, dimensão e requisitos.
- O repertório contemporâneo enquanto estratégia de consolidação de competências técnicas e sua aplicação em coreografiaPublication . Santos, Cláudia Isabel Machado da Cruz; Garcia, VítorO documento que seguidamente se apresenta constitui o Relatório do Estágio que foi aplicado durante o ano letivo de 2016/ 2017, no âmbito da 5ª Edição do Curso de Mestrado em Ensino da Dança da Escola Superior de Dança, do Instituto Politécnico de Lisboa. O Estágio, aqui apresentado, foi aplicado no contexto da disciplina de Técnica de Dança Contemporânea, da turma de 5º ano de Curso Básico de Dança (correspondente ao 9º ano do Ensino Regular) da Escola Vocacional de Dança do Centro de Formação Artística da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais. Mais especificamente, no módulo de Repertório, que corresponde a um bloco de 90 minutos por semana e se encontra integrado na disciplina. Este estágio teve como pretensão a utilização do Repertório, enquanto instrumento promotor da capacidade de aplicar conhecimentos técnicos adquiridos em situação de coreografia. De acordo com o referido, o Estágio, durante a sua aplicação, recorreu à interdisciplinaridade e transdisciplinaridade patentes entre a disciplina de Técnica de Dança Contemporânea e o módulo de Repertório, enquanto estratégia, que compreendeu como principais objetivos: aprofundar a compreensão e incorporação dos conceitos aprendidos na disciplina de Técnica de Dança Contemporânea, potencializar a capacidade de aplicação dos mesmos em diferentes contextos coreográficos, desenvolver a capacidade de transposição dos movimentos e conteúdos adquiridos e dominados em contexto de Set Exercises para contexto de coreografia e promover a capacidade de uma execução coreográfica tecnicamente correta, sem comprometer a sua execução expressiva e interpretativa. Para a aplicação e desenvolvimento do Estágio aqui apresentado e, do respetivo estudo nele contido, recorreu-se a uma metodologia de investigação-ação, com a utilização dos seguintes instrumentos de recolha de dados: grelhas de observação, questionários e registo vídeo. A partir da análise dos dados recolhidos através destes instrumentos e após a consulta de várias fontes bibliográficas, acredita-se que a experiência em repertório contemporâneo, constitui uma estratégia privilegiada para o desenvolvimento das competências técnicas e artísticas dos alunos, promovendo a capacidade de aplicação de conhecimentos técnicos em contexto de coreografia, sem prejuízo da carga expressiva e interpretativa do movimento.