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- Avaliação de risco de galgamento para o porto da Madalena do Pico, Pico, AçoresPublication . Sengo, João Pedro Carapinha; Santos, João Alfredo Ferreira dos; Fortes, Conceição Juana Espinosa MoraisA presente dissertação insere-se no ramo de especialização de Hidráulica da área da Engenharia Civil, e pretende contribuir para a avaliação do risco de galgamento de estruturas portuárias pela agitação marítima nelas incidente. Deve ser garantida a segurança em toda e qualquer estrutura portuária, pois apenas assim é possível assegurar níveis aceitáveis de eficiência nos equipamentos, nos trabalhadores, nas atividades portuárias e, principalmente, nos utilizadores destas, tendo sempre em conta o balanço económico da situação. Assim, torna-se essencial caraterizar as condições de agitação marítima incidentes nas estruturas, tarefa aqui realizada por modelos de previsão, através de parâmetros de agitação marítima, sendo uma mais valia poder-se comparar com dados provenientes de boia ondógrafo presente na zona de estudo. Inicia-se este processo pelo modelo WaveWatch III que descreve a agitação marítima gerada pelo vento, ao largo, em grandes profundidades. Posteriormente, através dos modelos SWAN e DREAMS, carateriza-se a agitação marítima junto das estruturas portuárias. Aplicando a ferramenta neuronal NN_OVERTOPPING2 calculam-se os caudais médios galgados nas estruturas em questão. Por fim, procede-se à avaliação das consequências através do Método Simples implementado no LNEC, permitindo análises espaciais e a definição do risco para cada área analisada. A avaliação de risco permite tomar decisões sobre as zonas ou estruturas no porto passíveis de intervenção, para melhorar a qualidade da gestão de operações portuárias. Todo este procedimento foi aplicado ao porto da Madalena do Pico, Açores, Portugal, verificando-se que existe um risco sério, fundamentado pelos modelos, que afeta todo o porto ao longo do ano.