Browsing by Issue Date, starting with "2017-06-26"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Modelos de análise de acessibilidade em SIG: aplicação ao caso de LuandaPublication . Silva, Ariana Cêa da; Martins, Paulo José de MatosA presente dissertação analisa o conceito de acessibilidade e sua aplicação a nível de planeamento de transportes. O principal objetivo da presente dissertação é o desenvolvimento de modelos que permitam quantificar e analisar as acessibilidades rodoviárias urbanas face a acessibilidades de uma futura rede de transporte público em Luanda, com recurso a utilização de um Sistema de Informação Geográfica (SIG). A acessibilidade é definida genericamente como a facilidade em alcançar bens, atividades ou locais, sendo considerada uma ferramenta muito importante na definição quer de políticas de transportes, quer de planeamento urbano. A acessibilidade pode ser ainda definida segundo perspetivas diferentes e, em função disso, podem igualmente serem diferentes indicadores de acessibilidade que, por sua vez, permitem não só quantificar a acessibilidade, como calcular a eficiência da rede de transportes e avaliar a distribuição de indicadores em determinada área. Luanda como capital de Angola, foi a província que serviu de refúgio às populações vindas de outras províncias, durante a guerra civil que durou quase 30 anos, e que teve início na década de 1970. Como resultado disto, Luanda hoje enfrenta um legado de problemas principalmente a nível de mobilidade e acessibilidade, refletindo-se no trânsito desmesurado sentido na província. Contudo, Luanda como capital de Angola é uma província bastante promissora a nível socioeconómico, sendo por isso importante a realização de estudos de acessibilidades adequados para melhorar não só a qualidade de vida dos seus habitantes, como para contribuir o desenvolvimento futuro da província. Para que se pudessem realizar análises de acessibilidade, construíram-se dois modelos: um modelo da rede rodoviária de Luanda e outro modelo com a rede de transporte público, recorrendo a uma ferramenta de Sistemas de Informação Geográfica(SIG). Em paralelo com a base de dados da rede viária, foi construído um mapa com a divisão político-administrativa de Luanda e com informação da respetiva da população. Desta forma, com base nos dados demográficos, as análises rodoviárias foram feitas utilizando alguns indicadores de acessibilidade, nomeadamente: Índice de Sinuosidade e Velocidade Equivalente Reta. Para análise da rede de transporte público foram feitas análises como Walkability, Mapa de Densidade e foi feita ainda uma comparação entre o transporte individual e o transporte público.
- Dimensionamento de uma estrutura metálica de suporte de uma tela transportadora de biomassaPublication . Lucas, Flávio Miguel Alves; Viseu, José António Fontelas dos SantosO presente trabalho tem como objetivo o dimensionamento de uma estrutura metálica de suporte de uma Tela Transportadora de Biomassa e das fundações em betão armado. A Estrutura é constituída por um conjunto de barras metálicas que formam uma viga treliçada espacial apoiada num pilar e numa escora metálicos. As fundações são sapatas rígidas, ligadas diretamente à estrutura metálica por intermédio de plintos em betão armado. Em relação à regulamentação adotada respeitaram-se os Eurocódigos Estruturais, destacando-se entre eles o Eurocódigo 3 no dimensionamento dos elementos metálicos, o Eurocódigo 2 que serviu para o cálculo dos elementos de betão armado e também os Eurocódigos 0, 1, 7 e 8, na classificação, quantificação e combinação das ações, assim como no cálculo sísmico e geotécnico. A determinação dos esforços e deformações da Estrutura foi realizada no software de elementos finitos “Robot Structural Analysis Professional”. O dimensionamento de todos os elementos foi feito comparando-se os resultados obtidos através do software “Robot”, com os de uma Tabela de Cálculo realizada em “Excel” para este Projeto em particular.