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- Trabalho colaborativo no 1.º ciclo do ensino básico: um estudo prospetivoPublication . Barreira, Maria Celeste Piçarra Mendes; Rodrigues, Margarida; Loureiro, CristinaA dissertação de mestrado realizada no âmbito da Educação Matemática que a seguir se apresenta, intitulada “Trabalho colaborativo no 1º ciclo do Ensino Básico - Um Estudo Prospetivo” foi desenvolvida num agrupamento de escolas da região da grande Lisboa e teve como finalidade conhecer as perceções dos professores sobre este tipo de trabalho. Tendo em conta o contexto desta investigação emergiram os seguintes objetivos: i) Identificar as perceções dos professores do 1º ciclo sobre o trabalho colaborativo e as condições favoráveis ao seu desenvolvimento na escola; ii) Identificar constrangimentos ao desenvolvimento do trabalho colaborativo entre os professores do 1º ciclo; iii) Recolher informação para o desenvolvimento da ação do coordenador do 1º ciclo como dinamizador de práticas colaborativas no agrupamento. O estudo seguiu uma abordagem predominantemente quantitativa, embora com alguns enfoques de natureza qualitativa enquadrando-se por isso numa metodologia mista. Privilegiou-se como técnica de recolha de dados o inquérito por questionário, aplicado ao conjunto de 27 professores do 1º ciclo do agrupamento que sustenta esta investigação. O estudo permitiu identificar a existência de professores com perceções mais flexíveis relativamente ao currículo e à sua conciliação com as aprendizagens, favoráveis à realização de trabalho colaborativo. Estes professores podem ser considerados como âncoras desse tipo de trabalho no agrupamento e será com estes docentes que poderá ocorrer o desenvolvimento de trabalho colaborativo. Este estudo possibilitou ainda reconhecer a necessidade de valorização dos projetos a decorrer no agrupamento. Essa valorização passa pela redução do número dos projetos, de modo a que sejam verdadeiramente conhecidos pelos professores e seja avaliado o seu impacto na aprendizagem dos alunos.