Browsing by Issue Date, starting with "2017-05-08"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Sistema de conversão de energia solar fotovoltaica para carregamento de um veículo elétricoPublication . Sá, Nuno Rafael da Silva; Gâmboa, Paulo José Duarte Landeiro; Chaves, Miguel Cabral FerreiraEsta dissertação de Mestrado foi elaborada com o objetivo de se efetuar o estudo teórico e a respetiva comprovação da implementação de painéis fotovoltaicos em veículos elétricos, de modo a proporcionar o carregamento da sua fonte de armazenamento. Na primeira fase de desenvolvimento desta dissertação começou-se pelo estudo teórico do sistema fotovoltaico, selecionando as células fotovoltaicas que melhore se adaptam para implementar num veículo elétrico, tendo em conta o seu rendimento, as suas caraterísticas técnicas e físicas. Neste estudo estão englobados o modelo matemático da respetiva célula e a sua simulação numérica. Seguidamente foi implementado um sistema de conversão de energia, com base em conversores DC-DC, onde foram realizados vários estudos para determinar os tipos de conversores a utilizar e as suas combinações, com a finalidade de se obter um carregamento mais eficiente. Nesta fase apresentada as topologias relacionadas com os métodos de controlo dos conversores que melhor se adaptam. Para comprovar os sistemas implementados foi necessário a simulação numérica através do programa Matlab/Simulink, em que o sistema de armazenamento usado, nomeadamente a bateria, foi o modelo que o software disponibiliza. Como forma de reforçar a validação de parte dos estudos teóricos e das simulações foi construído um protótipo experimental de um conversor DC-DC, numa escala mais reduzida, que permitirá validar e retirar conclusões mais expressivas sobre o sistema em estudo.
- Teatro delle Albe non-scuola aurora teatral em RavennaPublication . Inácio, Diana Margarida Martins; Aprea, CiroMotivada pelo desejo de conhecer novas realidades teatrais e outros percursos na construção dessas realidades a nível artístico, pedagógico e social decidi finalizar o Mestrado em Teatro – Artes Performativas através da realização de um estágio. Este relatório descreve a minha experiência de dois meses em Ravenna, Itália, com o Teatro delle Albe no âmbito da non-scuola, um método desenvolvido com o objectivo de aproximar os adolescentes ao teatro. Durante a minha estadia acompanhei os respectivos laboratórios teatrais e o festival non-scuola, onde foram apresentados os espectáculos criados ao longo do ano lectivo. Através de uma observação participante, assim como de leituras, espectáculos, conversas e entrevistas pude desenvolver a minha pesquisa, aproximar-me da sua estética e poética e oferecer o meu contributo a este projecto que se tem revelado impactante ao longo dos seus vinte e cinco anos de existência.