Browsing by Issue Date, starting with "2017-04-27"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Parceria entre a escola e famílias de crianças com multideficiência: perceção de pais e professoresPublication . Pereira, Marisa Alexandra Leitão; Silva, Francisco Vaz daTendo como foco a relação escola-família, neste estudo pretendeu-se estudar a colaboração entre a escola e famílias de crianças com multideficiência e qual a perceção que ambos têm sobre esse processo colaborativo, nomeadamente, de que forma as famílias expressam as suas preocupações, opiniões e expetativas junto da escola e como esta as faz refletir nos seus planos de intervenção, compreender quais as formas de comunicação mais utilizadas entre si, e conhecer como se processa o circuito de comunicação entre as famílias e a escola. Participaram no estudo três docentes de educação especial a lecionar em Unidades de Apoio à Multideficiência e cinco mães de alunos com multideficiência a frequentar as Unidades das docentes mencionadas. Optou-se por uma metodologia qualitativa por se considerar a mais adequada aos objetivos do estudo. Os dados foram recolhidos através de conversas informais, pesquisa documental e entrevistas. Procedeu-se ao tratamento de dados dos documentos, das conversas informais e das entrevistas recorrendo à análise de conteúdo. Concluímos que, tanto as docentes como as mães, consideraram fundamental a participação e colaboração entre a escola e a família, embora por vezes isso não esteja refletido nem programas educativos individuais nem nas práticas pedagógicas das professoras. Verificou-se que a comunicação escola-família é bidirecional, havendo bastantes momentos de comunicação entre ambos. O envolvimento dos pais nos programas educativos individuais não ocorre tanto como seria desejado, sobretudo pelas famílias. No entanto verificámos que as famílias também não se envolvem em atividades na escola por sua iniciativa, fazendo-o na maioria das vezes quando solicitado pelos professores.