Browsing by Issue Date, starting with "2017-01-17"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O restauro cinematográfico como recoreografia, o caso de “Três dias sem Deus” de Bárbara VirgíniaPublication . Lisboa, Ricardo Manuel Pereira Vieira; Gonçalves, VítorEsta dissertação pretende, numa primeira fase, apresentar uma série de perspectivas teóricas sobre o restauro cinematográfico a fim de promover a construção de uma teoria geral que conduza a prática dos arquivos e arquivistas, através de um questionamento das noções de original e autêntico. Numa segunda fase, preocupar-se-á em investigar o filme Três Dias sem Deus, a primeira longa metragem sonora realizada por uma mulher em Portugal, Bárbara Virgínia. Este filme encontra-se parcialmente perdido. Devido à sua condição de conservação, apesar da importância histórica e estética, a sua visibilidade tem sido insuficiente. Isto resulta em parte dos procedimentos do restauro tradicional que não estão, em geral, preparados para lidar com objectos desta natureza. Numa terceira fase, propor-se-á a noção de restauro recoreográfico que visa explorar (através das ferramentas do cinema found footage e do vídeo-ensaio) o preenchimento das lacunas no filme fragmentário.