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- Integração e supervisão de múltiplas redes de automaçãoPublication . Costa, Paulo Alexandre Ricardo; Palma, João Carlos Pires; Cordeiro, Armando José LeitãoO tema e procedimento desta dissertação é baseado na premissa de integração de tecnologias distintas presentes em redes de automação. Serão estudadas as redes existentes isoladas de diversos fabricantes, estas utilizando tecnologias distintas que não são diretamente compatíveis entre si. A solução analisada nesta dissertação é a integração das redes existentes através da compatibilização das redes tanto a nível de hardware, nomeadamente em termos de interfaces, conversores e meios físicos, como a nível de software através da compatibilização dos protocolos de comunicação. A compatibilização em termos de softwareé conseguida através da utilização de um porto de comunicação de um autómato S7-200 livre de protocolo, modo Freeport. Com a utilização deste modo é possível configurar e programar o protocolo pretendido. Desta forma foi possível receber, interpretar e encaminhar mensagens segundo o protocolo MODBUS RTU, capacidade que o autómato originalmente não dispõe visto ser um protocolo utilizado principalmente por outro fabricante. A integração em uma só rede modernizada permite então o acesso, através de uma rede Ethernet, aos equipamentos existentes desatualizados que originalmente não dispunham dessa capacidade. A par do acesso aos equipamentos, através de uma rede integrada, é também constituído um sistema de supervisão SCADA utilizando as mais recentes aplicações informáticas. Este sistema supervisiona a rede através de comandos e dados recolhidos, permitindo ainda a gestão dos mesmos.
- Avaliação da consciência sintática à entrada no 1.º cicloPublication . Santos, Ana Rita Paulo dos; Cardoso, AdrianaO presente estudo centra-se no desenvolvimento da consciência sintática de alunos do 1.º ano do 1.º Ciclo, tendo como objetivos: (i) conceber um programa de estimulação da consciência sintática para o 1.º ano do 1.º Ciclo; (ii) implementar o programa concebido numa turma do 1.º ano do 1.º Ciclo; (iii) avaliar a eficácia da intervenção didática no desenvolvimento da consciência sintática de alunos sujeitos ao programa e de alunos não sujeitos ao programa. Concebido numa perspetiva de investigação-ação, o estudo foi desenvolvido com duas turmas de 1.º ano de escolaridade, o grupo de controlo e o grupo experimental, e compreende três momentos distintos: (i) a aplicação de um teste de avaliação da consciência sintática dos alunos de ambas as turmas; (ii) implementação de um conjunto de atividades de promoção da consciência sintática, no grupo experimental; (iii) reaplicação do teste de avaliação da consciência sintática dos alunos nas duas turmas. Os resultados demonstram que o programa concebido para a estimulação da consciência sintática, que contempla atividades de descoberta do funcionamento da língua, teve repercussões positivas no desenvolvimento da consciência sintática dos alunos do grupo experimental, nomeadamente ao nível do desempenho em tarefas de divisão de frases em palavras, repetição de frases, avaliação da gramaticalidade, justificação da agramaticalidade e proposta de correção de frases.