Browsing by Issue Date, starting with "2016-12-07"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Proposta e análise de estratégia de content marketing para o evento Natal em Lisboa 2015Publication . Martins, Sónia Maria de Castro; Rodrigues, José Manuel Cavaleiro; Roquette, RitaO presente relatório debruça-se sobre as potencialidades de uma estratégia de content marketing num evento cultural. O estágio, com a duração de 15 semanas, decorreu na Direção de Comunicação e Imagem da EGEAC – Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural, responsável pela gestão e programação de diversos espaços e eventos culturais da cidade de Lisboa. O objeto de estudo foi o evento Natal em Lisboa 2015, que consiste num conjunto de concertos gratuitos em igrejas e outros espaços da capital. Este estágio respondeu aos preceitos de uma investigação-ação. Como tal, a estratégia foi traçada com base num diagnóstico preliminar, sendo subsequentemente implementada ao longo do evento. Durante esse período, foi possível analisar a teoria em torno do content marketing, compreendendo mais profundamente como colocá-lo em prática nos vários canais físicos e digitais, bem como avaliando o impacto de uma abordagem deste tipo numa empresa como a EGEAC. Genericamente, as ações implementadas tiveram um resultado positivo, indo ao encontro do objetivo mais importante desta estratégia de content marketing: evitar que o evento Natal em Lisboa 2015 tivesse excesso de público, e que resultasse na frustração dos espetadores e na revolta para com a organização.
- Estágio curricular em gabinete de engenharia, na componente de climatização e mecânica dos fluidosPublication . Sousa, Teresa Manuel Neves Martins da Ponte e; Cardoso, João Antero Nascimento dos SantosComo corolário do estágio curricular realizado durante 10 meses no gabinete de projectos da empresa ACet, surge a realização deste documento, cujo objectivo é o de dar a conhecer os temas e as áreas do estágio, assim como as actividades desenvolvidas. Como tal, optou-se por dividir o documento em quatro grandes temas: fundamentos teóricos, conceitos de projecto, dimensionamento de equipamentos e projectos elaborados. Na elaboração de qualquer projecto, desde os mais simples aos mais complexos, tem de existir sempre uma boa base teórica para que o mesmo seja bem concretizado. Tendo em conta que a área que envolve esses conceitos teóricos essenciais é muito vasta, foram escolhidos e subdivididos os temas de maior relevância considerando os projectos realizados da seguinte forma: legislação aplicada, psicrometria, transmissão de calor, cargas térmicas, conforto térmico e simulação dinâmica. Para que um projecto seja coerente e organizado existem certos aspectos e procedimentos a ter em conta. No capítulo de conceitos de projecto encontram-se descriminados os documentos necessários para a realização das várias fases de projecto, bem como as peças escritas e desenhadas utilizadas no gabinete de projectos da ACet. No capítulo de dimensionamento de equipamentos são descritos os vários equipamentos que ao longo do estágio tiveram de ser dimensionados, como também os factores mais preponderantes na sua selecção. Finalmente, no último capítulo são enumerados e explicados todos os projectos realizados durante o estágio. Os mesmos encontram-se divididos nos seguintes subtemas: descrição do projecto, objectivos e requisitos, soluções adoptadas e actividades desenvolvidas.
- Segurança de pontes na fase construtivaPublication . Almeida, Inês dos Anjos; Jacinto, Luciano Alberto do CarmoA construção de pontes sofreu melhoramentos ao longo do tempo, mas ainda continuam a ocorrer acidentes durante a construção. De facto, como se demonstra neste trabalho, muitos desses colapsos ocorrem na fase construtiva. Apresenta-se neste trabalho, para além de uma visão geral dos processos construtivos, uma síntese de um número significativo de acidentes ocorridos durante a construção. Enfatiza-se as lições aprendidas com esses acidentes. Apresenta-se também uma síntese das disposições constantes nos Eurocódigos relacionados com a verificação da segurança durante a construção, incluindo as ações a considerar e a sua quantificação. Por fim, é apresentado um caso de estudo no qual a segurança na fase construtiva assumiu particular importância. Acerca da ponte estudada – Ponte Internacional de Quintanilha – construída por avanços sucessivos – houve necessidade de conceber um conjunto de cabos exteriores com a finalidade de garantir a segurança face a um cenário de queda de carro de avanços e respectiva aduela.
- Elaboração do modelo de negócio da marca Mister Mister da agência WeCanFlyPublication . Cortez, Ana Fernandes Lopes da Silva; Machado, Ana TeresaO presente relatório de estágio debruça-se sobre a elaboração de um Modelo de Negócio para a marca Mister Mister, tendo por base a metodologia sugerida por Osterewalder & Pigneur, (2011). O estágio com a duração de três meses decorreu na WeCanFly – Agência Digital de Marketing de Influência. A marca Mister Mister é um “daily briefing” online dirigido a Homens cosmopolitas curiosos e socialmente ativos, com o principal objetivo de inspirar o homem a descobrir todo o seu potencial. Este projeto idealizado pela Agência teve início em 2015, não tendo atingido o crescimento que era espectável. Nesse sentido foi me pedido elaborar um novo modelo de negócio para a marca, tendo bem assente que o objetivo seria sempre a captação de audiência. Mais do que chegar a uma audiência alargada, importava sim chegar ao conjunto de atuais e potenciais clientes que efetivamente representem um benefício para a marca. Primeiramente foi feita uma análise do background da marca, identificando os seus principais problemas assim como também as suas oportunidades. Sendo que a marca está assente no universo digital, foram também estudados em profundidade os vários canais online, tendo sido avaliado o seu funcionamento a sua potencialidade e também o seu impacto. Para a elaboração do modelo de negócio do Mister Mister, estudei os diferentes tipos de modelo de negócio de forma a perceber qual seria o melhor para a marca, tendo concluído que seria o Business Model Canvas. A análise feita ao background da marca e aos diferentes modelos de negócio permitiram-me assim elaborar o Modelo de Negócio do Mister Mister. É importante referir ainda que a escolha do modelo de negócio recaiu sobre o Business Model Canvas por ser possível reajustar facilmente o mesmo e adaptá-lo no caso de surgirem novas metas a atingir, concorrentes ou até mesmo devido a possíveis alterações no mercado em que este se insere.
- Análise e simulação de pontos quentes em painéis fotovoltaicosPublication . Anjos, Ruben Serra dos; Mendes, Victor Manuel Fernandes; Conceição, Mário Rui Melício daEsta dissertação aborda a análise e simulação de pontos quentes em painéis fotovoltaicos. Os pontos quentes são um fenómeno de falha que causa perdas de eficiência energética e degradação física dos painéis fotovoltaicos. Esta falha resulta da dissipação da energia que ocorre quando células ou módulos fotovoltaicos que constituem o sistema ficam inversamente polarizados. A polarização inversa surge na maioria das vezes como consequência do sombreamento que ocorre devido à deposição de poeiras, dejetos de pássaros, folhas, neve ou efeito de sombra provocado por edificações ou arvoredos próximos. O sombreamento pode ser parcial ou total relativamente a uma célula ou a um módulo fotovoltaico. Quando uma célula ou módulo sombreado fica inversamente polarizado passa a assumir um comportamento de carga, começando a dissipar energia elétrica e a aumentar de temperatura. O objetivo desta dissertação consiste em analisar e simular em MATLAB/Simulink o comportamento dos pontos quentes utilizando um modelo elétrico e um modelo térmico. O modelo elétrico é utilizado para analisar as perdas de energia elétrica que ocorrem quando um módulo fotovoltaico sombreado está em condições de ponto quente, usando as curvas características I-V e P-V do sistema fotovoltaico. O modelo térmico é utilizado para simular a evolução da temperatura do ponto quente ao longo do tempo utilizando os resultados provenientes do modelo elétrico. Ambos os modelos são utilizados em diferentes configurações do sistema fotovoltaico por forma a conhecer os aspetos característicos dos módulos fotovoltaicos que mais favorecem a formação de pontos quentes.
- Projecto de AVAC para uma unidade farmacêuticaPublication . Costa, Pedro Nuno dos Santos Umbelino Pereira da; Cardoso, João Antero Nascimento dos SantosA realização do presente Trabalho de Projecto Final de Mestrado – Projecto de AVAC para uma Unidade Farmacêutica tem como objectivo estudar uma das mais exigentes áreas a nível da qualidade de ar interior. Sendo a indústria farmacêutica um exemplo de rigor e excelência, alvo das mais rígidas normas para a fabricação de medicamentos, cosmética, manipulação celular, entre outras, justifica-se assim a escolha do presente tema para o Trabalho de Projecto. Neste ramo específico da indústria, ao contrário de outras áreas onde o AVAC tem um papel associado ao conforto do utilizador, a instalação de AVAC assume um estatutocrítico. O elevado nível da qualidade de ar interior numa instalação composta por salas limpasdepende directamente do sistema de AVAC. Este será responsável por garantir uma qualidade de ar interior que permita cumprir os padrões estabelecidos pela norma ISO 14644 e também pela directiva GMP – Good Manufacturing Practice. O presente Trabalho de Projecto pretende elaborar um projecto de AVAC aplicado a um laboratório de preservação de células estaminais. Esta unidade farmacêutica compreende diversas salas classificadas de acordo com a directiva GMP, classes: B, C e D bem como outros locais não classificados. Serão também abordadas outras temáticas ligadas às salas limpas tais como: normasaplicáveis, cálculo associado à concentração de contaminantes e consequente número de recirculações horárias necessárias, origem das fontes de contaminação, tipos de escoamento de ar, estratégias para o controlo da pressão, elementos de filtração, entre outros. Será, ainda, efectuado um pequeno enquadramento histórico avaliando as razões que levaram à criação destes ambientes controlados e sua respectiva evolução histórica.