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- A influência do marketing pessoal na gestão de uma carreira de sucessoPublication . Frescata, Catarina Isabel da Fraga; Miranda, Sandra Marisa LopesO Marketing pessoal está a ganhar cada vez mais relevo no meio empresarial, um pouco por todo o mundo. Este tema tem vindo a desenvolver-se em Portugal, mas é no Brasil e nos Estados Unidos que tem mais seguidores e onde existem mais investigações e artigos científicos. Atualmente não é suficiente ser bom profissional e ter as habilitações académicas indicadas ao desempenho de uma função. O Marketing passou também a ser pessoal, e quem o segue pode mesmo alcançar o sucesso. Esta dissertação tem como objetivo final, analisar até que ponto o marketing pessoal é um fator determinante na construção de uma carreira de sucesso. Como ponto de partida deste estudo, tornou-se necessário perceber qual o entendimento e conhecimento que as pessoas têm acerca do conceito de Marketing Pessoal. Se o seguem, como o definem e saber de que modo este conceito e todas as ferramentas associadas, contribuem para a construção de uma carreira. Foram por isso realizadas cinco entrevistas a chefias de empresas. Este trabalho tem como intenção, despertar consciências e alargar conceitos, uma vez que esta é uma temática pouco explorada, quer em termos académicos, quer empresariais. Para tal foi efetuada uma investigação exploratória de cariz qualitativo, onde para revisão da literatura foram também realizadas entrevistas semi-estrutadas. Após a realização das entrevistas, estas foram transcritas e procedeu-se à análise de conteúdo. No fim os resultados sugerem que, a maioria dos entrevistados estão familiarizados com o conceito de Marketing Pessoal e seguem uma estratégia de carreira, considerando-se profissionais de sucesso. O coaching e a inteligência emocional são conceitos também conhecidos e praticamente indissociáveis para a maioria da amostra. As redes sociais e networking são consideradas determinantes por todos os entrevistados.
- Bioactivação de fármacos mediada pela trametes versicolor lacasePublication . Santos, Iolanda Sofia de Morais; Robalo, Maria Paula Alves; Antunes, Alexandra Maria MoitaEste trabalho teve como objectivo avaliar a capacidade da enzima Trametes versicolor lacase (TvL) em mimetizar as reacções de biotransformação de fármacos, levadas a cabo pelo citocromo P450 (CYP). A TvL tem a grande vantagem de ser acessível comercialmente e a baixo preço. Para este estudo escolheram-se vários fármacos cujos efeitos adversos estão ligados ao fenómeno de bioactivação , do próprio fármaco ou de metabolitos de Fase I a metabolitos reactivos quinóides. Numa primeira aproximação, testou-se a capacidade da TvL em oxidar os fármacos Nevirapina (NVP), Trimetoprim (TMP) e Paracetamol (APAP) a compostos quinóides capazes de reagir com bionucleófilos (por exemplo, a glutationa (GSH) e a N-acetil-cisteína (NAC)). Foi possível identificar por espectrometria de massa (MS) os mono -aductos e os di-aductos de GSH e NAC do APAP. As mesmas condições foram testadas para a oxidação dos metabolitos fenólicos 2-OH-NVP e 8-OH-Efavirenz (8-OH-EFV), dos fármacos anti-HIV NVP e Efavirenz (EFV). Ao contrário do que que aconteceu com o 8 -OH-EFV, a oxidação do 2-OH-NVP mediada pela TvL resultou na formação da quinona-imina correspondente. Tendo sido identificados por MS não só os produtos de hidrólise deste metabolito reactivo como também um aducto formado com a lisina. Testou-se ainda a capacidade do sistema TvL/ácido 2,2’-azino-bis(3-etilbenzotiazolina-6-sulfónico) (ABTS) oxidar posições benzílicas, que são também posições de oxidação catalisadas pelo CYP. Esta capacidade foi comprovada pela formação do metabolito hidró xi-benzílico do fármaco Etravirina (ETV), que foi confirmada por espectrometria de massa de alta resolução. Os resultados obtidos sugerem que a TvL pode ser utilizada como um sistema de oxidação capaz de mimetizar algumas das vias metabólicas catalisadas pelo CYP. Desta forma, pode-se antecipar a utilidade deste sistema em estudos de toxicologia molecular, dado o baixo custo desta enzima.
- Narratives and place experience(s): basis for a landscape museumPublication . Abreu, João; Carvalho, Margarida Ribeiro Ferreira de; Centeno, Maria João; Pina, Helena Figueiredo; Rezola, Maria Inácia; Reis, Matilde; Cavaleiro Rodrigues, José; Simões-Ferreira, IsabelLandscape is a heritage that concerns everyone. Economic development, efficient sustainability and an inclusive social and territorial growth require a cultural transformation based on knowledge, innovation and a reinforced articulation of synergies. The project proposes the creation of a culturally mediated digital platform between landscape and the people of a specific territory. The project is practice-oriented, flexible, open and "alive" in its very essence as it results from the interaction over time of natural and human factors that shape our landscape.
- O impacto do personal branding na reputação pessoalPublication . Silva, Daniela Pereira; Miranda, Sandra Marisa LopesO mercado laboral com as diferentes crises socioeconómicas e os desafios crescentes impostos pela globalização, encontra-se em mutações constantes. Os profissionais, face a esta realidade procuram melhorar as suas capacidades, porém a principal preocupação tem se focado na procura da diferenciação uma vez que as oportunidades são escassas e a concorrência é cada vez mais elevada. O elemento diferenciador, incute a necessidade de delinear e desenvolver a marca pessoal, passível de comunicar e fazer transparecer o que os indivíduos têm de melhor, ou seja, distingui-los. Estas estratégias intituladas de personal branding começam a ganhar relevância para os profissionais, uma vez que conseguem trabalhar a forma como são percecionados . Face a este contexto laboral, a presente dissertação foca-se na possível relação existente entre as estratégias de desenvolvimento das marcas pessoais, intituladas de Personal Branding e o conceito de Reputação Pessoal. Procurando perceber se as estratégias de personal branding estão a ser implementadas no atual mercado e a influência que estas estão a ter nos indivíduos que as desenvolvem, concretamente ao nível da reputação pessoal. Nesta perspetiva, e em conformidade com o método qualitativo, foi desenvolvido uma recolha de dados, através da realização de seis entrevistas semi-estruturadas a um conjunto de profissionais que se encontram a trabalhar na área do marketing. A importância do desenvolvimento do personal branding para a evolução e diferenciação dos profissionais que a praticam foi notória, bem como efeitos que este tipo de estratégias pessoais têm na reputação pessoal. Percebeu-se também que a manutenção e gestão contínua da marca pessoal poderá evitar ou antecipar possíveis crises ao nível da reputação.
- Filmes e micro/nanofibras de calix[4]areno-carbazóis na deteção de explosivos: avaliação dos efeitos de matriz e métodos de deposição no desempenho dos sensoresPublication . Calmeiro, Joana Maria Duarte; Prata, José Virgílio; Canejo, João PauloO principal objectivo desta dissertação foi a preparação de filmes e micro/nanofibras utilizando calix[4]areno-carbazóis como sensores tendo em vista o aumento da capacidade sensorial de nitroaromáticos explosivos e nitroanilinas na fase de vapor. Os materiais sensores foram sintetizados recorrendo a procedimentos anteriormente desenvolvidos pelo grupo de investigação onde o presente trabalho foi realizado, tendo sido analisados e caracterizados por espectroscopia de infravermelho por transformada de Fourier (FTIR) e ressonância magnética nuclear de protão (RMN 1H). A deposição dos materiais foi realizada por spin-coating e electrospinning, quer isolados quer incorporados em matrizes poliméricas, nomeadamente acetato de celulose e poliestireno, tendo sido avaliado o efeito destes parâmetros no desempenho dos sensores para os diferentes analitos estudados. A natureza das micro/nanofibras foi avaliada por microscopia electrónica de varrimento (SEM). Foram obtidas respostas mais relevantes a TNT e DNT nos filmes obtidos por spin-coatingna ausência de qualquer matriz polimérica.