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- Projeto de empreendedorismo e literacia financeira: um projeto de investigação ação para valorização da escola e da sua comunidadePublication . Pina, José Miguel Mendes; Dias, Alfredo; Leite, TeresaEste projeto pretende refletir e analisar o desenvolvimento de competências associadas ao empreendedorismo em alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico que potencializem o desenvolvimento nos alunos de competências associadas ao empreendedorismo. A problemática central desta investigação encontra-se sintetizada na seguinte questão: Em que medida um projeto curricular integrado, visando o empreendedorismo, pode contribuir para centrar a escola numa comunidade? As transformações propostas pelo Projeto E.L.F estão assentes no funcionamento do elo entre escola e comunidade. Os objetivos gerais do estudo em torno desta problemática prendem-se com a possibilidade de (i) verificar se a identificação de valores associados ao empreendedorismo podem ser aceites pela comunidade e pela escola, (ii) determinar se as experiências associadas ao empreendedorismo contribuem para o desenvolvimento pessoal dos alunos, (iii) averiguar se existe uma maior valorização do percurso escolar dos alunos, decorrentes da aplicação do projeto, por parte dos encarregados de educação e, finalmente, (iv) investigar se a escola, a partir da aplicação do projeto, passa a ser mais valorizada pela comunidade, assumindo nela um novo protagonismo. Este estudo aproxima-se da metodologia de investigação-ação, no paradigma socio-crítico e incide numa amostra de 37 alunos de duas turmas de escolas de aldeia, com mais de um ano de escolaridade. Para a realização do estudo recorrer-se-á a uma metodologia predominantemente qualitativa, em que se procurará fazer uso de diferentes fontes de informação e também diferentes técnicas de recolha de dados. Os resultados obtidos vão no sentido de demonstrar que a aplicação do Projeto E.L.F. foi geradora de uma dinâmica local, construindo uma teia de conexões que resultaram numa grande valorização da escola e das comunidades onde estas se inserem. As experiências associadas ao empreendedorismo contribuíram para o desenvolvimento pessoal dos alunos e valorização das raízes locais o que resultou numa diminuição do insucesso escolar. É possível perceber que os alunos se tornaram mais conscientes das etapas necessárias a percorrer para a obtenção de sucesso no processo de tomada de decisão, a nível do seu futuro pessoal e académico, contribuindo para um esbatimento das desigualdades sociais levando a uma maior justiça social.
- Social intelligence: para além do social media listening: o caso EDPPublication . Magalhães, Rita Rodrigues de; Luz, CristinaA chamada web 2.0 e o surgimento das redes sociais trouxeram consigo novas formas de comunicar que introduziram um novo paradigma comunicacional, revolucionando o modo como as empresas se relacionam com os consumidores. Estes novos desafios com que o marketing se depara conduziram à necessidade de incluir estes influentes mas também potencialmente arriscados instrumentos à disposição da empresa, aproveitando o grande volume de informação que está à disposição nas redes. Contudo, há questões de privacidade que se devem ter em consideração. Para que seja possível a criação de uma relação forte com os consumidores, é necessário, primeiro, estudar o que se diz nas redes sociais, o social media listening. De facto, é fulcral saber o que se diz de forma a criar estratégias de marketing que permitam a construção de relações fortes e duradouras existindo, para o efeito, ferramentas apropriadas, nas quais se baseia o social media listening. Foi neste contexto que surgiu o estágio realizado na EDP. Respeitando o método de investigação-acção, este estágio tinha por objectivo analisar o conteúdo das conversas relativas à empresa nas redes sociais, de modo a serem retirados insights relevantes para a EDP. O trabalho desenvolvido ao longo do estágio resultou num relatório mensal, tendo em conta métricas específicas do meio digital, baseando-se, sobretudo, na contagem de menções e análise de sentimento. A actualidade do tema e a escassa literatura científica acerca do mesmo justificam a importância deste estudo no âmbito do qual se apresenta um modelo de relatório que visa auxiliar as empresas a desenvolver estratégias com base nestes novos dados, particularmente na área do marketing.