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- Criação de um kit básico sobre tecnologias de apoio à comunicação para alunos com multideficiênciaPublication . Marques, Cláudia Marisa do Nascimento Milheiro; Silva, Francisco Vaz da; Nunes, ClarisseEste projeto teve como objetivos a elaboração e aplicação de um Kit de tecnologias de apoio à comunicação com alunos com multideficiência e verificar o impacto que este recurso poderia ter nas práticas educativas de professores de Unidades de Apoio Especializado à Educação de Alunos com Multideficiência. A realização do presente estudo definiu-se como sendo um projeto de investigação-ação, que seguiu os seguintes passos: i) Revisão de literatura e identificação do problema; ii) Caracterização da situação educativa e confronto com a problemática identificada na literatura revisitada; iii) Elaboração e aplicação de um Kit básico de TAC para crianças com MD e iv) Avaliação da aplicação do Kit. Este projeto contou com a participação de seis Unidades de Apoio Especializado à Educação de Alunos com Multideficiência pertencentes à Direção de Serviços da Região de Lisboa e Vale do Tejo do Ministério da Educação, 14 professores e 21 alunos com idades compreendidas entre os seis e os 16 anos. O Kit elaborado foi ao encontro das necessidades de informação quer na área de multideficiência, quer na área das tecnologias de apoio à comunicação. Os resultados da avaliação da implementação do Kit sugerem que as estratégias apresentadas para os primeiros dois níveis comunicativos não foram suficientemente concretas e permanece a necessidade de informação e apoio para os docentes. Para um aluno dos 21 alunos participantes, o Kit não foi considerado adequado ao aluno e, para quatro alunos nos primeiros níveis do desenvolvimento comunicativo, os docentes consideraram que o Kit não apresentava propostas diferentes do que já era trabalhado com esses alunos. A implementação deste recurso aumentou a utilização das tecnologias de apoio à comunicação junto dos alunos com multideficiência.
- Journalism in the struggle for democracy in Kenya: analysis of Standard and Nation news coverage on freedom of the media in the kenyan constitution (2010)Publication . Obiero, Bernard Molo; Rezola, Maria InáciaOs meios de comunicação social têm desempenhado um papel muito importante na luta pela democracia e pelas reformas constitucionais no Quénia. No entanto, não podemos negar o facto de os jornalistas nem sempre terem correspondido à expetativa de salvaguardar o interesse público. Alguns estiveram envolvidos em casos de corrupção, de etnicidade e de promoção de violência, especialmente através de estações vernáculas. A imprensa queniana é dominada por quatro jornais de língua inglesa – Daily Nation, East African Standard, People e Kenya Times – e por um de língua suaíli, Taifa Leo. Nation e Standard têm desempenhado um papel importante na democratização do Quénia, mas com um custo, devido ao grande número de jornalistas perseguidos, detidos e assassinados por políticos e empresários. Estas perseguições e detenções ocorrem quando os jornalistas relatam questões sensíveis sobre: segurança nacional, terrorismo, assassinatos extrajudiciais, corrupção, casos do Tribunal Penal Internacional, tráfico de droga e apropriação de terras. O Quénia tem melhorado notavelmente no que diz respeito à liberdade de imprensa e considera-se que a sua imprensa é melhor, em comparação a muitos outros países africanos. Mas, de acordo com o Freedom House Report, a imprensa está parcialmente livre. O governo ainda emprega várias táticas dos regimes anteriores para controlar os meios de comunicação social e negar-lhes liberdade. O estado introduziu diversos projetos de lei que abrangem a autorregulação e que permitem multas severas e termos de prisão para os jornalistas. A nova constituição queniana (2010) garante a liberdade de expressão e dos meios de comunicação social, mas ainda atravessa uma fase difícil de implementação e de reformas institucionais.