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- Mobile marketing: o papel das aplicações móveis no brand attachment, no brand likeability e no comportamento de compra do consumidorPublication . Duarte, Ana Rita Mesquita; Antunes, Ana Cristina CoelhoA evolução tecnológica trouxe consigo uma diversidade de dispositivos móveis, nomeadamente o smartphone, que se tornou numa ferramente indispensável no quotidiano de todos nós. Acompanhando esta evolução, surge o mobile marketing que tem vindo a evoluir e a ganhar cada vez mais importância para as marcas, que tentam responder às exigências e necessidades dos consumidores neste campo, principalmente em relação às aplicações móveis, usadas diariamente pelos utilizadores de dispositivos móveis. Esta dissertação pretende examinar o papel das aplicações móveis, como ferramentas do mobile marketing, na conexão emocional e cognitiva dos consumidores com as marcas e no comportamento de compra relativamente aos produtos dessas mesmas marcas, tentando perceber o papel das aplicações móveis no brand attachment, no brand likeability e no comportamento de compra dos consumidores. Quer-se com este estudo contribuir para um melhor entendimento do fenómeno quer em termos académicos quer em termos empresariais. Para tal foi levado a cabo um estudo exploratório, de cariz qualitativo, onde foram entrevistados utilizadores de aplicações móveis de três marcas diferentes do sector da moda. No fim, os resultados sugerem que as aplicações móveis desempenham um papel relevante no comportamento do consumidor, assim como no brand attachment e no brand likeability, especialmente se os consumidores já tiverem uma relação afetiva com as marcas. Tendo em conta as implicações dos resultados obtidos e debatidos nesta dissertação, elaboraram-se também sugestões para investigações futuras e para os profissionais do marketing, mais especificamente do mobile marketing.