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- Molhe-cais do terminal de passageiros de São Roque do Pico, Arquipélago dos Açores: dimensionamento de muros-cortinaPublication . Rodrigues, Luís Filipe Silva; Santos, João Alfredo Ferreira dos; Luís, Lucília AlvesUm quebra-mar de estrutura mista é constituído por um quebra-mar de taludes com uma superestrutura colocada no seu coroamento. Quando essa superestrutura é constituída por um muro com a respetiva fundação é denominada por muro-cortina. Um quebra-mar de estrutura mista funciona como um quebra-mar de taludes onde se dá a maioria da rebentação das ondas e um muro-cortina que funciona como uma proteção contra o galgamento de onda e, quando este existe, oferece proteção ao talude posterior. O muro-cortina também proporciona uma zona de acesso, de mobilidade e de segurança a pessoas e equipamentos que lá circulem e operem, e a infraestruturas complementares. Também é construído com intuito de redução da quantidade de enrocamento que seria necessário para atingir determinada cota de coroamento e os respetivos custos associados, além de facilitar os processos construtivos. A motivação principal desta dissertação é reproduzir o dimensionamento do muro-cortina do Molhe-cais do Terminal de Passageiros de São Roque do Pico, averiguar o porquê do método utilizado, como executa-lo, a ciência que está por detrás deste e formas alternativas de o fazer. Antes de iniciar o dimensionamento do muro-cortina estudou-se quais os tipos de muros-cortina existentes, averiguou-se quais os parâmetros de dimensionamento necessários e os tipos de falhas a que o mesmo está sujeito. Tentou-se captar a problemática que está na génese dos métodos e também as ações atuantes no mesmo, bem como os critérios de verificação de estabilidade que estão diretamente relacionados com alguns tipos de falha e com alguns parâmetros de dimensionamento. Um capítulo desta dissertação foi dedicado ao levantamento das metodologias de cálculo existentes, de que se destacam: a de Iribarren e Nogales (1954), Günbak e Gökce (1984), Bradbury, Allsop e Stephens (1988), Pedersen e Burcharth (1992), Martín et al. (1995, 1999), não esquecendo a de Pedersen (1996) e a de Berenguer e Baonza (2006). Contudo face aos inúmeros métodos disponíveis procedeu-se a uma análise a fim de se apurar os mais adequados, ao nível do conhecimento atual, o seu campo de aplicação, as suas vantagens e limitações. Antes de iniciar o dimensionamento do muro-cortina do Molhe-cais do Terminal de Passageiros de São Roque do Pico, procedeu-se à reprodução de um dimensionamento de um muro-cortina já existente para se verificar que a folha de cálculo elaborada para este fim confirme o dimensionamento. As principais conclusões retiradas deste estudo foram que a configuração e a constituição do quebra-mar de estrutura mista têm influência nos fenómenos associados ao processo, tanto na determinação das ações incidentes, como nos modos de falha característicos da estrutura em que se tem de garantir a estabilidade da mesma. Pela dissecação dos vários métodos e opinião de diferentes autores, os métodos de Pedersen (1996) e o de Martín et al. (1995, 1999) são os que apresentam melhores características e estimativas, o segundo é o que melhor representa o processo físico e o que dá as melhores estimativas das cargas globais, já primeiro dá as melhores estimativas para a força horizontal máxima, para o momento de derrube e para a pressão de impulsão.