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- Dispositivos de segurança em infraestruturas rodoviárias: critérios de aplicaçãoPublication . Gonçalves, Cátia Mariana Freitas; Fortes, Luísa Maria Ferreira Cardoso TelesO crescimento da população e o seu desenvolvimento levou à expansão da rede viária e ao consequente aumento da taxa de motorização, que incitou o crescimento da sinistralidade rodoviária, um dos grandes problemas das sociedades de hoje. Desta forma, a União Europeia tem vindo a reforçar os seus esforços, em conjunto com os vários estados-membros, para contribuir de forma positiva para a redução do número de mortos nas estradas. Durante vários anos, Portugal tem vindo a registar uma descida do número de acidentes rodoviários, mas, estatísticas recentes mostram que esta tendência inverteu o sentido e que o número de acidentes rodoviários, com vítimas, tem vindo a aumentar. Os números atuais, na rede nacional de estradas, originaram preocupações adicionais em termos de segurança rodoviária. A necessidade de implementação de medidas capazes de combater a ocorrência e a redução da gravidade dos acidentes rodoviários, em particular os despistes que são aqueles que maior número de mortos tem causado, tornase cada vez mais premente. Neste âmbito, a definição de critérios de aplicação dos dispositivos de segurança associados às infraestruturas rodoviárias é fundamental, nomeadamente no que se refere às guardas de segurança semiflexíveis (que são as mais utilizadas na rede rodoviária nacional). O presente trabalho tem por objetivo contribuir para clarificar alguns aspetos, que se encontram omissos na documentação nacional, sobre os dispositivos de segurança para infraestruturas rodoviárias e apresentar, num único documento, os critérios de aplicação para os dispositivos de retenção lateral. Pretende-se, assim, selecionar e implementar de forma adequada os dispositivos, tendo sempre em atenção o nível de contenção. As propostas apresentadas tiveram em consideração a realidade portuguesa e resultaram da análise de documentação nacional e de outros países europeus. Esta informação foi complementada com a observação de casos práticos, de situações existentes na rede nacional de estradas, onde se registaram vários problemas, para além da falta de uniformidade na aplicação dos dispositivos. A finalidade é, portanto, promover uma infraestrutura mais segura e capaz de reduzir a gravidade dos acidentes rodoviários.