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- Manutenção e conservação de sinalização em autoestradas: caso de estudo: A8 autoestrada do oestePublication . Marques, António Francisco Rosado; Fortes, Luísa Maria Ferreira Cardoso Teles; Ceia, João Paulo Coelho PríncipeO estágio foi desenvolvido na empresa Auto-Estradas do Atlântico - Concessões Rodoviárias de Portugal, S.A., responsável pela concessão das autoestradas A8 e A15, entre Loures e Leiria e entre as Caldas da Rainha e Santarém, respetivamente. Este decorreu na Direção de Exploração e na Direção Técnica da Concessionária durante 4 meses, com início em 6 de abril e fim em 31 de julho de 2015. Foram proporcionadas atividades relacionadas com a exploração, manutenção e conservação da infraestrutura, de modo a conhecer o trabalho desenvolvido nas Auto-estradas do Atlântico por estas direções. Dentro das atividades desenvolvidas pela Concessionária, a manutenção e a conservação da sinalização horizontal e da sinalização vertical assumem um papel importante para a segurança rodoviária, garantindo o conforto e a transmissão das regras de trânsito para os utilizadores da autoestrada. De modo a conhecer os princípios base da sinalização, foram desenvolvidos os conceitos técnicos e as caraterísticas da sinalização rodoviária, relacionados com o tipo de materiais utilizados, a sua durabilidade e as propriedades que caraterizam a visibilidade da sinalização. De modo a garantir o nível de serviço e a longevidade da sinalização rodoviária, é adotado um sistema na concessão rodoviária que assenta essencialmente nos procedimentos de inspeção, manutenção e conservação. O caso de estudo incidiu sobre a empreitada de conservação da sinalização vertical da A8, entre Loures e Leiria, que permitiu aferir durante o período de estágio a implementação dos conceitos técnicos e dos procedimentos utilizados neste tipo de trabalhos, nomeadamente o levantamento de patologias da sinalização existente, a proposta de intervenção, as principais fases da empreitada e o acompanhamento de atividades de execução da empreitada.
- Desativação de infraestruturas rodoviárias: metodologias utilizadas em países europeusPublication . Almeida, Rosa Maria Marques Custódio de; Fortes, Armando António Pereira TelesA necessidade de avaliação dos aspetos económicos, sociais e ambientais a longo prazo, determina que seja analisado o ciclo de vida das construções. No entanto, a desativação, como parte integrante do ciclo de vidadas infraestruturas rodoviárias, tem sido negligenciada. Para inverter esta tendência, é necessário avaliar o potencial económico, técnico e ambiental do tratamento das infraestruturas nestas condições, desde as fases mais embrionárias dos processos de conceção e incluir as soluções a adotar nos projetos de construção das novas estradas. As opções passam pela renaturalização, reconversão para novas valências, e/ou pela reutilização/reciclagem dos materiais das zonas desmanteladas, na própria obra ou noutras obras. Este trabalho pretende levar ao conhecimento geral, situações concretas onde a desativação de infraestruturas foi realizada com sucesso, quer em alguns países da europa quer em Portugal, apresentando, quando há informação, o processo de desativação, as opções, os condicionalismos, as escolhas e o resultado final. Dá-se particular destaque a experiências de alguns paíseseuropeus, no desmantelamento e reutilização/reciclagem de materiais provenientes de infraestruturas rodoviárias aplicados novamente em ambiente rodoviário. É também apresentado e analisado um caso de estudo relativo à desativação de troços, resultantes do alargamento da via existenteonde não foi possível aproveitar a totalidade do traçado, relativo ao Lote 6 da Auto Estrada Transmontana, em Portugal, e que integra a E82 da rede rodoviária transeuropeia.
- Manutenção e reabilitação de edifícios de saúdePublication . Coelho, Filipa Marisa Ferreira; Hormigo, João António AntunesAbstract: The current dissertation falls within the scope of buildings maintenance and rehabilitation, more precisely in West Lisbon region and Oeiras’ health care centres, as the Masters Final Paper in Structures specialization area. Beyond theorizing maintenance models and approaching maintenance management models, in this document there are Maintenance Plans proposed for health service buildings (health care centres) based in technical visits during the internship, bibliography research and technical documents, elaborated for each constructive solution within the civil area and, also for specialties. So we can better understand the negative impact of the absence of maintenance plans in health care centres, the most common anomalies are addressed along with the respective inspection records, elaborated based on data collected in visual inspections, containing the anomaly location as well as its causes and consequences.
- Preliminary design of a prestressed concrete viaductPublication . Andrzejewski, Marcin; Jacinto, Luciano Alberto do CarmoO presente Trabalho Final de Mestrado consiste na elaboração de um Estudo Prévio de um viaduto rodoviário, em betão armado pré-esforçado. O viaduto, com tabuleiro em laje vigada, é constituído por 10 tramos, prevendo-se que seja construído tramo a tramo, com juntas de betonagem a quintos de vão. A plataforma do viaduto é constituída por duas vias de tráfego com 3.5m cada, duas bermas de 1.00 m e dois passeios laterais com 1.10 m cada, perfazendo uma largura total de 11.20. O viaduto localiza-se em Polónia e foi dimensionado de acordo com os Eurocódigos e os Anexos Nacionais desse país.