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- As tecnologias de informação e da comunicação no ensino: a implementação do projeto Edulabs na Escola Básica Integrada da Boa ÁguaPublication . Ramalho, Marina Isabel Almeida; Subtil, Filipa Mónica de Brito GonçalvesEsta investigação enquadra-se no âmbito do cruzamento da problemática da sociedade da informação na sua relação com os usos das tecnologias da informação e da comunicação em contexto educativo. Desde há, pelo menos, quatro décadas que esta discussão tem estado na agenda de vários fóruns políticos e académicos. O debate tem-se centrado em redor das possibilidades e dos problemas que decorrem do novo ambiente tecnológico que está a envolver e a modelar o contexto escolar: desde a sala de aula à relação entre aluno, professor e encarregados de educação. Portugal não tem ficado alheio a estas tendências e muitos têm sido os programas criados pelos diversos governos ou por parcerias público-privadas para a introdução das tecnologias nas escolas, com o objetivo de transformar o ensino e a aprendizagem. O objecto empírico desta pesquisa é o projeto Edulabs e a sua implementação na escola Básica Integrada da Boa Água. Do ponto de vista metodológico, utilizaram-se técnicas de investigação documental e não documental. As principais conclusões apontam para resultados positivos no primeiro ano de funcionamento no que diz respeito a uma melhoria na aprendizagem e uma maior motivação dos alunos. Mas fica por esclarecer em que níveis é que a aprendizagem melhora.
- A Imagética como estratégia de ensino da Técnica de Dança Clássica com alunos do 3º ano de Dança da Academia de Dança do Vale do SousaPublication . Oliveira, Ilana de Andrade; Nascimento, VandaO presente relatório foi sistematizado ao longo do estágio na Academia de Dança do Vale do Sousa (ADVS), no ano lectivo de 2014-2015, no âmbito da 3ª edição do Mestrado em Ensino de Dança (MED-3ª edição) da Escola Superior de Dança (ESD) do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL). A amostra para o desenvolvimento deste estudo contemplou um grupo de treze alunos, doze raparigas e um rapaz, representativos da turma de 3º ano de dança, 7º ano de formação geral. Desenvolvido na prática de lecionação da disciplina de TDC (Técnica de Dança Clássica), pretendeu aplicar recursos de imagética como estratégia de ensino para melhorar o desempenho técnico dos alunos e, em consequência, favorecer a autonomia no processo de aprendizagem. Definiu-se o uso da metodologia de ensino de dança clássica da RAD (Royal Academy of Dance), que é o método de ensino utilizado pela instituição de acolhimento do estágio. O conhecimento e compreensão acerca dos programas de estudos da RAD, por parte da estagiária, possibilitou uma prática consistente e confortável, bem como uma adequação dos objetivos do projeto de estágio aos objetivos da escola cooperante. Sob a égide da Investigação-ação, foi possível a recolha de dados nas várias fases do estágio: observação estruturada, participação acompanhada e lecionação supervisionada de aulas. A pesquisa bibliográfica permitiu a objetividade na escolha e aplicação dos recursos de imagética. Após o tratamento de dados obtidos através de grelhas de observação, diário de bordo, questionários, entrevistas e consulta de documentação institucional, pôde verificar-se a eficácia da imagética como estratégia de ensino da TDC. Os resultados alcançados pelos alunos nos exames e avaliações, bem como as respostas aos questionários, evidenciam que os objetivos propostos foram alcançados. A adequada seleção de recursos de imagética e a experimentação correta dos movimentos, a partir da imagem mental do movimento, favoreceram a melhoria do desempenho técnico, o processo de ensino aprendizagem e a autonomia dos alunos, além de propor-se como uma ferramenta criativa para o ensino do programa de estudo da RAD.
- O reforço positivo como estratégia pedagógica para o incremento da motivação e autoestima, com alunas do 1º ano do ensino vocacional, no contexto da aula de dança moderna, na Escola de Dança Ana ManjericãoPublication . Marques, Paula; Graça, CristinaAs nossas linhas orientadoras para o estágio com o 1º ano do ensino vocacional, na disciplina de técnica de dança, na Escola de Dança Ana Manjericão (EDAM) visaram reforçar e consolidar as competências técnico-artísticas no âmbito da dança moderna, de acordo com os objetivos propostos pelo método da ISTD e pela própria escola, com recurso a uma estratégia pedagógica de motivação, reforço positivo e relação pedagógica não autoritária, promovendo desta forma um bom ambiente de trabalho, propício à aprendizagem. Para além da consolidação das competências técnico-artísticas, foi nosso objetivo avaliar se, com a nossa estratégia de intervenção e/ou de lecionação, seria possível haver repercussões ao nível da autoestima a muito curto prazo, considerando apenas o tempo de estágio permitido no âmbito do mestrado. Procedeu-se ainda à recolha de dados sobre a opinião, da amostra em questão, no que diz respeito aos fatores considerados como motivadores assim como as principais características de um professor imaginado como “ideal” com o intuito de adequar estratégias pedagógicas. O método de recolha de dados foi misto, qualitativo e quantitativo. Os instrumentos de medida qualitativos incluíram grelhas de observação (geral e específica) e questionários sob a forma de perguntas escritas abertas (opinião da amostra), assim como diários de bordo (utilizados não meramente para a planificação de aulas, como também para recolher dados qualitativos com o intuito de adequar estratégias, indo ao encontro do propósito e lógica da investigação-ação) Os instrumentos de medida quantitativos utilizados foram dois questionários validados, ambos traduzidos e adaptados para a realidade da nossa amostra no âmbito do estudo. Foram eles, um questionário sobre a autoestima e outro sobre a motivação. Como reflexão final e em jeito de conclusão, procurou-se relacionar o programa de moderno da ISTD com outras técnicas de dança moderna e contemporânea, fazendo ainda sugestões para outros estudos futuros.
- An adaptive IoT management infrastructure for eco transport networksPublication . Calado, João Manuel Ferreira; F. G. Osório, A. Luís; Prata, RicardoThe complexity associated with fast growing of B2B and the lack of a (complete) suite of open standards makes difficulty to maintain the underlying collaborative processes. Aligned to this challenge, this paper aims to be a contribution to an open architecture of logistics and transport processes management system. A model of an open integrated system is being defined as an open computational responsibility from the embedded systems (on-board) as well as a reference implementation (prototype) of a host system to validate the proposed open interfaces. Embedded subsystem can, natively, be prepared to cooperate with other on-board units and with IT-systems in an infrastructure commonly referred to as a center information system or back-office. In interaction with a central system the proposal is to adopt an open framework for cooperation where the embedded unit or the unit placed somewhere (land/sea) interacts in response to a set of implemented capabilities.