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- Contributos para a promoção da igualdade de género no contexto da aula de Técnica de Dança Contemporânea com os alunos do 6º ano da Escola de Dança do Conservatório NacionalPublication . Gomes, Renato Tavares; Graça, CristinaNo âmbito do Mestrado em Ensino de Dança, o presente relatório refere-se ao estágio de prática pedagógica realizada na Escola de Dança do Conservatório Nacional (EDCN), na disciplina de técnica de dança contemporânea com os alunos da turma 6º/10º A do curso de dança. Na tradição da dança clássica, sobretudo a partir do século XIX, verificamos que o trabalho técnico da bailarina e do bailarino se foram especializando e diferenciando progressivamente. Ao analisarmos o movimento dos bailarinos, vemos que o trabalho deles em palco é bem diferente; enquanto o homem tem grandes saltos, movimentos explosivos e grandes pirouettes, a mulher, por sua vez, tem sempre movimentos mais delicados e rápidos, exibindo poses de grande amplitude sur les pointes, frequentemente sustentadas pelo seu partenaire masculino. De certo modo, replicam-se no palco as imagens que a sociedade atribui a cada um dos géneros: fragilidade e delicadeza no feminino que contrastam com o poder físico e a força associados ao masculino. Já no século XX, quando olhamos para algumas das peças mais emblemáticas da dança moderna, verificamos que, reagindo à afirmação e ao empowerment feminino que o trabalho de algumas modern dancers determinou, de novo se enfatizaram e exibiram as características físicas da masculinidade, tanto através do movimento como dos figurinos, usando a dança para recuperar e reafirmar os papéis tradicionalmente conferidos ao homem e à mulher. Só no pós-modernismo, sobretudo com a emergência do contact improvisation, é que essa diferenciação é quebrada, no sentido em que não existem movimentos nem qualidades específicas para cada um dos géneros. Também nos dias de hoje vemos que existem coreógrafos que quebram essa distinção ao nível das características e capacidades de movimento das mulheres e dos homens, sendo que tanto a bailarina como o bailarino têm que desenvolver qualidades de movimento e competências motoras da mesma natureza. Desta forma, o nosso estágio procurou ir ao encontro desta ideia, no sentido de implementar um trabalho técnico que promovesse a igualdade das capacidades físicas e desenvolvesse características do movimento semelhantes entre os dois géneros. Para isso juntamos aos conteúdos e exercícios da professora cooperante os nossos, de modo a trabalhar elementos técnicos e qualidades do movimento específicas que dizem respeito, sobretudo, ao trabalho de chão e fall, tendo como referência a técnica de flying low, de David Zambrano. Para desenvolvermos o nosso trabalho partimos de uma pesquisa bibliográfica com intuito de recolher uma fundamentação teórica que suportasse a nossa investigação. Optámos por utilizar uma metodologia de investigação qualitativa, apoiando-nos nas técnicas e instrumentos característicos de uma investigação-ação. Todo o processo de ação no estágio se baseou em 4 etapas fundamentais: diagnosticar, planificar, aplicar e refletir. Depois de termos recolhido todos os dados, procedemos a uma análise dos mesmos, o que nos permitiu constatar que a nossa intervenção atuou como elemento positivo, tendo o tipo de trabalho realizado contribuído para uma formação mais completa dos alunos em dança contemporânea.
