Browsing by Issue Date, starting with "2015-11-18"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Elaboração e aplicação de um Programa de Treino de Técnica de Pontas para os alunos do 3º ano de Dança, da Academia de Dança do Vale do Sousa, com vista à preparação de Variações de Repertório ClássicoPublication . Domingues, Ana Cláudia Faria de Vilar e Sousa; Amorim, VeraElaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Dança, da Escola Superior de Dança, do Instituto Politécnico de Lisboa, o presente relatório é referente ao estágio que se realizou na Academia de Dança do Vale do Sousa, na turma do 3º Ano de Dança/7º Ano Académico, no ano letivo 2014/2015. O estágio teve como principal objetivo a elaboração e aplicação de um Programa de Treino de Técnica de Pontas com vista à preparação de variações de Repertório Clássico. Ao longo de todo esse percurso procurámos encontrar estratégias e metodologias de ensino, que nos permitissem desenvolver as capacidades técnicas e artísticas das alunas, promovendo a interdisciplinaridade entre as aulas de Técnica de Dança Clássica e as aulas de Repertório Clássico, com o objetivo final de facilitar a aprendizagem das variações de Repertório Clássico e promover o aperfeiçoamento técnico e artístico da amostra. Para o desenvolvimento do nosso trabalho, recorreu-se a uma pesquisa documental e bibliográfica que permitiu uma seleção objetiva dos aspetos que melhor fundamentavam e se adequavam ao nosso estudo, assim como uma definição criteriosa e precisa de todas as estratégias a implementar. Aplicámos uma metodologia de investigação qualitativa aplicada à educação e apoiámos a nossa investigação em técnicas e instrumentos de recolha de dados característicos da investigação-ação, que constituiu o elemento central deste estudo, numa dinâmica constante, desenvolvendo-se numa espiral de ciclos, implicando uma relação constante entre observação-planificação-reflexão-ação. Após a recolha e análise dos dados, e conclusão do nosso estágio, foi possível constatar e concluir, através de uma reflexão final, que a nossa intervenção atuou como um elemento positivo. Apesar do surgimento de dificuldades e desafios ao longo do estágio, o Programa de Treino aplicado revelou-se eficaz, tendo como reflexo prático a apresentação pública das variações do “Cupido” e “Boneca Fada”, pertencentes aos bailados “D. Quixote” e “Fairy Doll”, respetivamente. Foi possível, ainda, verificar um aumento do gosto e interesse das alunas pelos Bailados de Repertório Clássico, o que se repercutiu no seu empenho e dedicação.