Browsing by Issue Date, starting with "2015-11-17"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Empresas cidadãs e comunicação: uma nova era no âmbito da responsabilidade social corporativaPublication . Santos, Marisa Torres dos; Eiró-Gomes, MafaldaProcurar-se-à, no presente artigo, defender uma visão da Responsabilidade Social Corporativa que esteja muito para além de uma qualquer ideia de “caridade” ou “dever”. As empresas hoje devem reencontrar valores há algumas décadas perdidos e que as levem a assumir o seu papel de cidadãs nas suas comunidades, com os seus direitos e deveres, como todos e cada um de nós. À comunicação pede-se-lhe que seja constitutiva desses mesmos processos e não meramente relatora de algumas dessas politicas ou acções.
- Relações públicas e/ou diplomacia pública: FAP em missões de pazPublication . Moreira, Vanessa Raquel; Eiró-Gomes, MafaldaA partir de uma revisão da literatura e de uma análise dos documentos produzidos tanto pelas entidades titulares das Forças Armadas Portuguesas (FAP) como pela imprensa portuguesa no último semestre de 2014, e tendo como método a Qualitative Content Analysis, percebeu-se que as FAP em missões de paz são entendidas enquanto actores de Diplomacia Pública (DP), mas que este aspecto não é comunicado estrategicamente. Defende-se que a DP beneficiaria em ser tratada como uma área de desempenho do profissional de Relações Públicas (RP) / Comunicação Estratégica.
- A educação física e a dança: a abordagem estética do desporto como uma possibilidade na área da composição coreográfica, com alunos do 5º vocacional da Academia de Música de Vilar do ParaísoPublication . Teixeira, Bárbara; Marques, Ana SilvaA Composição Coreográfica é uma área que valoriza o potencial criativo, que passa pelas qualidades técnicas de um bailarino e sua aquisição de competências físicas, a par das suas capacidades expressivas (Batalha, 2004). Esta capacidade criativa dos bailarinos pode ser comparada com as capacidades criativas de um atleta. Questionamo-nos se o estímulo da prática desportiva e, especificamente, os movimentos corporais e respetivas táticas de execução de uma atividade desportiva não podem reverter para o desenvolvimento criativo desta área, numa formação da sensibilidade estética de determinado movimento, em prol do desenvolvimento de um processo criativo em Dança. Neste sentido, o relatório de estágio final que se apresenta concretizou-se na sequência do Curso de Mestrado em Ensino de Dança da Escola Superior de Dança e foi desenvolvido na área da Composição Coreográfica, na disciplina de Técnica de Dança Contemporânea II, no 5ºano do Ensino Vocacional de Dança da Academia de Música de Vilar do Paraíso, no ano letivo de 2014/15. Os objetivos inerentes ao estágio desenvolvido tiveram como temática e orientação metodológica a abordagem da estética desportiva, e suas especificidades técnicas e táticas como pontos de partida para o desenvolvimento de um trabalho de Composição Coreográfica, procurando-se uma articulação e pesquisa de estudo de movimento, aliada à análise e reflexão das temáticas. A exploração da metodologia da área desportiva permitiu dar a conhecer aos alunos de Dança novos conhecimentos, visto que a área do Desporto não está contemplada no seu curriculum Académico. Desta forma foi possível, a partir da abordagem da Educação Física e, mais especificamente, do Futebol, do Basquetebol e do Atletismo, concretizar um trabalho coreográfico final. Este Estágio, de natureza profissional, foi sustentado pelo paradigma da investigação-ação, através da recolha de dados resultantes da observação, apoiado na utilização de um Diário de Bordo e uma Grelha de Observação sistemática. Tal permitiu que as etapas de observação, reflexão, planificação e ação da atividade letiva fossem mais objetivas e estruturadas, integrando-se os conhecimentos epistemológicos necessários na prática e reflexão pedagógica de ensino especializado, numa perspetiva de aperfeiçoamento profissional nos domínios artístico, científico e relacional.
- A comunicação efectiva: objectivo primeiro das relações públicasPublication . Eiró-Gomes, MafaldaSe a Comunicação Organizacional ou as Relações Públicas as podemos entender como disciplinas da Comunicação Aplicada, ou ainda como categorias profissionais em diversos gabinetes de comunicação, o conceito de Comunicação Estratégica não se deixa subsumir sob nenhuma destas realidades. No quadro das profissões da comunicação temos vindo a englobar contudo, nos últimos anos, sob esta designação muitos dos que, ao serviço de uma qualquer organização, cumprem o desiderato de gerirem as relações das diferentes organizações com os seus múltiplos públicos. Ao contrário de alguns nomes de referência no quadro europeu (cf. Hallahan et al, 2007) discordo que este possa ser o conceito unificador para o que em geral designamos como CO e RP. Na realidade, tal como posicionado pelos autores, este conceito é claramente redutor remetendo a comunicação não só a uma perspectiva meramente discursiva como também estritamente instrumental.