Browsing by Issue Date, starting with "2015-11-13"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- InfoAPP: um novo agregador de conteúdos informativosPublication . Santos, Diogo Miguel Nobre Sequeira Pereira dos; Machado, Ana TeresaO ser humano é hoje muito diferente daquilo que era no passado. Graças ao futuro, à tecnologia, à inovação. Se se compararem várias fotografias com uma diferença de meio século, compreendem-se automaticamente as diferenças, não só por todos os adereços que uma imagem pode ter, mas igualmente pelas modas expressadas, as tendências da altura, entre outros. Na sociedade atual o smartphone transformou-se num objeto ominipresente, passando a acompanhar não apenas os utilizadores como igualmente todo o crescimento do mobile. A tecnologia avançou, assim como a cada vez menor atenção dos consumidores. Para isso, tornou-se fulcral que as empresas, sejam elas de que área for, se consigam diferenciar das suas concorrentes. No caso específico da imprensa, este tem sido um cenário com o qual têm existido algumas derrotas, pelo facto de os leitores preferirem consumir informação de forma gratuita no lugar de pagar por ela. Entre as diferentes formas que cada revista ou jornal utiliza para inverter esta tendência estão as aplicações mobile, bastante descarregadas pelos utilizadores de dispositivos móveis. Este projeto centra-se por isso numa nova forma de um determinado grupo de comunicação canalizar receitas através de uma app. Surge assim a InfoAPP, um agregador de conteúdos exclusivos personalizável de que acordo com os interesses e necessidades dos utilizadores.
- Proposta de melhoria da presença online da marca Cabeça, Aldeia NatalPublication . Monteiro, Inês Cunha; Luz, CristinaO presente relatório de estágio surge no âmbito da realização do projeto final para obtenção do grau de mestre em Publicidade e Marketing pela Escola Superior de Comunicação Social. Neste âmbito, foi realizado um estágio numa das agências do WYgroup, a By – Interactive Brands Agency, onde, integrando a equipa de Social Media, se procurou melhorar a presença online da marca Cabeça, Aldeia Natal. Atualmente os Social Media são ferramentas poderosas e de grande impacto no panorama do marketing em geral. Enquanto plataformas de conversação e comunicação online, os Social Media vêm ao encontro da necessidade humana de pertencer a uma comunidade, e dessa forma têm um poder significativo tanto para os consumidores, como para as marcas em geral ou para a forma como consumidores e marcas interagem. Além disso, inúmeros estudos têm comprovado que um bom posicionamento online tem efeitos positivos tanto para o valor da marca como para várias dimensões e atributos específicos da marca. Neste contexto, foi utlizado o método de Investigação-Ação segundo o qual se procurou, num primeiro momento, compreender a situação em estudo – a presença online da marca Cabeça, Aldeia Natal e num segundo, a melhoria da mesma situação, através da definição de uma estratégia mais eficaz resultante da compreensão do fenómeno. Estratégia esta que passou mais especificamente pela definição de medidas a implementar ao nível do Facebook da marca. Analisadas as medidas implementadas, concluiu-se que foi possível melhorar a presença online da marca Cabeça, Aldeia Natal e atingidos os objetivos definidos inicialmente para a página de Facebook.
- Influência das emoções e de características pessoais na partilha de vídeos de publicidade onlinePublication . Gomes, Roriane Patrícia Nunes Nascimento; Machado, Ana TeresaCada vez mais, as marcas vêm recorrendo aos vídeos online para se promoverem, através do efeito viral que estes podem alcançar. Este tipo de comunicação implica que haja uma larga difusão no mundo digital por parte dos consumidores. As emoções têm sido muito apontadas como sendo elementos essenciais da comunicação publicitária, permitindo conquistar com maior facilidade a atenção e interesse do público-alvo, e, várias investigações afirmam que as emoções impulsionam a partilha dos vídeos de publicidade online, o que, consequentemente aumenta o número de visualizações do anúncio. Nesta investigação vão ser alvo de análise seis tipos de emoções consideradas “básicas” a fim de averiguar qual delas contribuem para a partilha dos vídeos online, e, sabendo que os consumidores não têm a mesma predisposição para partilhar, são utilizados alguns traços de personalidade com a finalidade de perceber se esses traços têm influência na intenção de partilha dos utilizadores de Internet. Pretende-se responder à seguinte questão de partida: qual a influência das emoções primárias na partilha dos vídeos de publicidade online e quais as características pessoais que mais contribuem para haver a partilha online? Foi utilizado um inquérito por questionário através da Internet para recolher os dados necessários para responder à questão, os quais foram sujeitos a várias análises até chegar à conclusão final. No questionário foi exibido um vídeo de publicidade online e solicitou-se aos inqueridos que indicassem a emoção que sentiram e a sua intenção de partilhar esse mesmo vídeo, no total foram 191 inquiridos em um mês. Os resultados obtidos indicam que, da listagem de emoções seleccionada, apenas uma suscita a partilha dos vídeos de publicidade online, e, relativamente às características pessoais indicadas pela literatura, estas demonstraram não impulsionar o comportamento de partilha dos inquiridos.