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- Utilização de tecnologias de apoio por crianças com perturbações do espectro do autismoPublication . Ladeira, Susana Maria Fernandes; Nunes, ClarisseEste estudo analisa o papel que as tecnologias de apoio (TA), em particular as relacionadas com o apoio à comunicação (TAC), podem desempenhar no processo de ensino e aprendizagem de crianças com perturbações do espectro do autismo (PEA) que frequentam uma Unidade de Ensino Estruturado (UEE). Procurou-se perceber que TA existem numa UEE e como são utilizadas para promover a aprendizagem e a inclusão destas crianças. Metodologicamente realizou-se um estudo multicasos, no qual participaram três crianças (3 casos), duas professoras de educação especial (EE) e duas terapeutas da fala (TF). Para a recolha de dados recorreu-se a pesquisa documental, observações, questionários e entrevistas. Estes dados foram analisados recorrendo à análise de conteúdo. Os resultados evidenciam a existência de alguns recursos de alta e baixa tecnologia na UEE, sendo de destacar um maior investimento na utilização de TA de alta tecnologia, sobretudo as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Estas tecnologias visam facilitar o acesso à informação e à comunicação, bem como criar oportunidades de aprendizagem. As TA mais utilizadas na UEE são TIC e o software Comunicar com Símbolos, usado na realização de tarefas académicas: cópia de textos e letras de músicas. No contexto da terapia da fala, são mais utilizadas TAC de alta tecnologia, como o software GRID, o Tablet e o programa PECS e os objetivos centram-se no desenvolvimento de capacidades comunicativas. No contexto de sala de aula não são utilizadas TA. A reação das crianças à utilização das TA difere de caso para caso e depende da motivação para a actividade, estando associada às características e capacidades de cada criança. Os profissionais utilizam várias estratégias para promover a utilização das TA, contudo referem sentir algumas dificuldades na sua utilização, e necessidades específicas. As TF consideram que a utilização destes recursos traz vantagens, existindo, no entanto, barreiras.