Browsing by Issue Date, starting with "2015-02-16"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- A Tribo: o teatro como ferramenta para a liberdadePublication . Rodrigues, Daniela Barroca Simões; Wengorovius, RitaO trabalho de projeto aqui apresentado propõe-se relatar o percurso do grupo de teatro e comunidade A TRIBO, que contou com a participação de jovens entre os quinze e os vinte e um anos de idade. A TRIBO, projeto criado de raiz, teve a duração de dois anos, e durante esse período foram realizados dois ciclos de trabalho, com dois grupos diferentes, e construíram-se, de forma coletiva, dois espetáculos originais: Até onde voas quando fechas os olhos? e Corpo-Recipiente. Este trabalho de projeto desenvolveu-se sobre a premissa de “liberdade” e “transformação”, tendo como base o conceito holístico de teatro e comunidade, assumindo-o como uma prática artística e pedagógica. Ao longo deste trabalho será possível testemunhar a voz daqueles que nele participaram, confrontando os seus olhares, com os escritos teóricos dos autores que se debruçaram sobre as práticas teatrais comunitárias, e a sua importância na construção de cultura bem como o consequente processo de “transformação”.
- É possível fazer um filme sobre a vida interior privada?Publication . Silveira, Eduardo Novo Amaro da; Sapinho, JoaquimA presente reflexão foca-se na memória, ou melhor, na não memória. Após terem passado mais de 30 anos de um acontecimento traumático da minha vida, me apercebi que não me lembrava nada deste período, não tinha lembranças, nem memórias. Não lembro o que antecedeu, ou procedeu, a data da morte do meu pai. Decidi recuperar a memória apagada. Questionei-me sobre este bloqueio. Coloquei-me na posição de filho, e também na de pai. Um filho que perdeu o pai, um pai que tem três filhos. Este projeto é um diário de bordo desta investigação. É possível fazer um filme sobre a vida interior privada? O que passa através da articulação de imagens que estão para lá da intenção da investigação?
- A figuração cinematográfica da esperaPublication . Carrola, Maria Inês Morão; Sapinho, JoaquimEsta tese tem como objectivo uma reflexão sobre a espera e a maneira de a figurar no cinema, estudando alguns casos específicos, tanto no cinema como em outras artes. Sob o ponto de vista de uma mulher que vive num mundo saturado de comunicação, onde, paradoxalmente, as relações interpessoais estão abaladas, pretende-se abordar conceitos como o espaço (interior/exterior) e o tempo (ritmo e duração) e de que forma estes contribuem para a construção e representação de uma personagem em cinema.
- Porque é ou não verdadeiro o olhar de certas personagens?Publication . Fernandes, Miguel Viegas Dias Munhá; Sapinho, JoaquimA Árvore da Vida (2011) de Terrence Malick terá sido um dos principais catalisadores para este trabalho. A sua originalidade, misturada com um saber dos antigos mestres do cinema, suscitava uma sedução idêntica às grandes obras-primas cinematográficas, notando-se igualmente um estilo único, atual e diferente do que até então se filmava. Por outro lado, havia uma importante referência para o caminho do qual se desejava afastar. Produzido no mesmo ano que o filme de Malick, Um Método Perigoso (2011) de David Cronenberg parecia reunir evidências, pela personagem interpretada por Keira Knightley, do que se sentia serem olhares falsos, distantes do cinema, próximos talvez de outra forma de arte. Era essencial tentar entender o porquê das (e as) diferenças entre os olhares das personagens do filme A Árvore da Vida e de Sabina Spielrein em Um Método Perigoso para então se explorar como construir os primeiros. Para isso formulou-se a questão de partida para esta investigação: Porque é ou não verdadeiro o olhar de certas personagens?