Browsing by Issue Date, starting with "2014-12-09"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Variações do repertório clássico nas aulas de Técnica de Dança Clássica do 4º e do 5º ano da Escola de Dança Ana MangeriçãoPublication . Moreira, Carla Sofia Serrano; Nascimento, Vanda Maria dos SantosO curso de ensino especializado da Dança da Escola de Dança Ana Mangericão (EDAM) desenvolve-se do 1º ao 5º ano, do 5º ao 9º ano de escolaridade. São cinco anos de formação em Dança que contempla, entre outras, o ensino da Técnica de Dança Clássica (TDC) – sendo que a partir do 3º/7º ano integra o trabalho de Pontas. Tendo em vista a formação de um bailarino completo, que integra as dimensões físicas, técnicas, artísticas e performativas, propôs-se a introdução de variações do repertório de dança clássica, na disciplina de TDC, adequadas às turmas de 4º e 5º ano do ensino vocacional da EDAM. A sua implementação decorreu entre os meses de Dezembro e Julho do ano letivo 2013/2014, cumprindo-se as horas estipuladas no regulamento de estágio do Mestrado em Ensino de Dança da Escola Superior de Dança. Apoiado no processo inerente à Investigação-Ação, na análise e reflexão sobre os dados recolhidos ao longo da implementação – pela observação, diários de bordo e registo em vídeo da prática – e na revisão da literatura, foram encontradas, aplicadas e fundamentadas estratégias que conduziram a esse objetivo. O processo compreendeu a adequação da aula de TDC aos conteúdos das variações, a aprendizagem da coreografia e a análise das intenções constantes na variação para uma interpretação pessoal da variação, e culminou na apresentação aos pais e à comunidade escolar da EDAM das quatro variações selecionadas: variação do casamento do Basílio (ato IV) e entrada da Kitri (ato I) do bailado D. Quixote, variação da Clara com o Quebra-Nozes (ato I) do bailado Quebra-Nozes, e variação do Rapaz do Tambor do bailado Baile dos Cadetes. Apesar dos esperados e inesperados desafios que surgiram ao longo da implementação do estágio, os resultados foram positivos, confirmou-se a pertinência do processo e a experiência foi deveras gratificante e benéfica para os intervenientes.
- Um site, um conteúdo e incontáveis dispositivos: as estratégias de design utilizadas para ambientes multiplataformasPublication . Saboia, Inga Freire; Antunes, Ana Cristina CoelhoAtualmente a mobilidade e a ubiquidade da rede impõe-se como realidade incontornável aos criadores de websites. Portanto, o que antes era de conhecimento certo, hoje é incerto e hesitante. Isto origina uma reconfiguração no que concerne aos aspetos gráficos da interface que tem de se adaptar a diversos tamanhos de tela, contextos sociais e demandas. Diante disto, a criação deste conteúdo tem oscilado, de um lado buscando uma alta consistência através da transmissão do material na íntegra, e de outro uma adaptação, dada pela redução na quantidade e no tamanho dos elementos. O nosso trabalho foi empreendido em duas fases, uma em que se buscou averiguar quais as tomadas de decisões no aspeto do design e a outra sobre os seus impactos no que concerne à consistência percebida pelo utilizador. Para averiguarmos a complexa realidade com que nos defrontamos, estudámos dois grupos de sites, um global e outro voltado a designers de interfaces gráficas. A partir das incidências observadas, levantámos alguns padrões quanto aos elementos da interface web para smartphones e desktops, analisámos como estes elementos têm sido transmitidos entre ambas as plataformas. Mesmo com constatação da redução de muitos elementos da interface, os resultados sobre a consistência mostraram-se positivos, com um alto índice de utilizadores a declararem que os dois tipos de interfaces gráficas são quase iguais.
- Esto es amorPublication . Ajo García, Rubén; Aprea, CiroRESUMEN - Esto es Amor se trata de un proyecto de investigación dentro del máster en artes performativas en la especialización teatro música. El mismo tiene como objetivo la creación de espectáculos autosuficientes, con los mínimos elementos, al menor coste para mayor eficacia de los mismos. Como concretización práctica de éstas y otras ideas, de forma paralela, desarrollé la creación y puesta en escena de un espectáculo. El mismo es la primera de muchas otras propuestas que verán la luz con el paso del tiempo, siempre teniendo como base todo lo que este proyecto refiere. Dicho espectáculo se basa en la dramaturgia de un texto a partir de sonetos de Lope de Vega (Félix Lope de Vega y Carpio) dramaturgo y poeta español del siglo XVII. Dicha dramaturgia supone un hurto del material textual del autor compuesto por sonetos procedentes tanto de su obra dramática como poética y que, junto con otros elementos como la voz, el canto, la danza y el teatro de objetos, conforman la propuesta práctica. Este espectáculo se estrenó el 14 de mayo de 2014 en el FATAL (Palacio Centeno – Campo mártires da Patria – Lisboa) y volvió a representarse el día 21 de junio de ese mismo año en el auditorio del Instituto Cervantes (Rua Santa Marta – Lisboa). Todo el proceso, tanto de composición del material textual, como el trabajo práctico, período de ensayos y presentación final del espectáculo, fue llevado a cabo por mí mismo. Este trabajo escrito se basa en la memoria de dicho proceso y de un resumen de las bases que lo conforman.