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- Estudo exploratório : as estratégias motivacionais no ensino da técnica da dança clássica, para alunos do 3º ano, no Ginasiano Escola de DançaPublication . Soares, Ana Raquel de Vasconcelos; Amorim, VeraO presente relatório foi elaborado no âmbito do Estágio Profissional (EP), inserido no Mestrado em Ensino de Dança, e teve a sua aplicação práctica no Ginasiano Escola de Dança. Durante o nosso estágio pretendemos observar, registar e compreender de que forma as estratégias motivacionais, utilizadas pelos docentes, desenvolvidas no âmbito da disciplina de Técnica de Dança Clássica (TDC) são eficazes na concentração, na motivação e na aprendizagem dos seus alunos, jovens adolescentes. Recolhemos, desta forma, informação sobre a temática: motivação, motivação em dança e a adolescência, para aprofundamento e integração dos conhecimentos com base em diferentes perspectivas de autores de referência. Este estudo pretendeu ser um estudo exploratório, tendo como objectivo recolher informação sobre a referida temática. A metodologia de investigação qualitativa, sustentada pelas características da investigação-acção, também esteve presente e revelou-se fundamental na recolha de dados e tratamento de informações durante o decorrer do estágio. A amostra deste estudo foi constituída por duas turmas do 3º ano do Curso Vocacional de Dança da escola cooperante. Junto do público-alvo, recolhemos informação sobre a sua motivação para a disciplina de TDC e observámos o seu comportamento em contexto de aula. Implementámos diversas estratégias com o intuito de verificar se havia mudança da motivação dos alunos nas aulas de TDC. No final deste estágio, e respectiva reflexão crítica, concluímos que a motivação tem um papel relevante para a optimização do processo ensino-aprendizagem. Verificou-se um aumento sensível na motivação dos alunos que atribuímos às estratégias motivacionais implementadas.
- Fazer, dançar, de dentro : a fusão entre os processos do fazer e do sentir na prática diária da Técnica de Dança ClássicaPublication . Gonçalves, Ana Sofia Castanhinha; Nascimento, Vanda Maria dos SantosO presente Relatório Final de Estágio desenvolveu-‐se no âmbito da área da Técnica de Dança Clássica abraçando o processo ensino-‐aprendizagem e aprofundando especialmente, a fusão das dimensões físicas e emocionais neste universo de tamanha exigência técnica. Ambicionámos desta feita, não apenas potencializar a dimensão afetiva e emocional nas aulas desta Técnica, de forma a proporcionar a fusão entre os processos do Fazer e do Sentir, como também, entender a importância da motivação presente no discurso retórico do professor como o principal catalisador de tal envolvência. Com implementação na Escola de Dança do Conservatório Nacional -‐ Escola Cooperante -‐ o referido Estágio incidiu a sua ação em duas turmas de raparigas do 3º e 4º ano e procurou que a realidade das 18 alunas que constituíram a amostra apontasse, no final do estágio, para uma entrega e uma envolvência emocional mais presente e desenvolvida na prática diária da Técnica de Dança Clássica. Considerando não apenas algumas teorias sobre motivação, afeto e emoção, como também o poder de oratória do professor, com particular enfoque ao Pathos que o envolve, o Estágio que aqui relatamos foi construído sob a metodologia científica Investigação-‐Ação. Recorreu pois, a alguns instrumentos e técnicas de investigação como grelhas de observação, Diário de Bordo, registos videográficos e inquérito por questionário que foram analisados de acordo com a metodologia aplicada. Levou-‐se a cabo uma pesquisa de cariz prático, que nos transformou em agentes ativos e participativos, capazes de transformar a realidade dos sujeitos investigados. Assim, foram delineadas várias estratégias para fazer cumprir objetivos propostos a partir das quais, resultaram reflexões que levaram a novos ciclos de ação. O uso de estratégias como: o alertar para a música e os seus ambientes criados; o uso de “Palavras emoção”; o uso de imagens como as cores, narrativas e tramas; a distribuição de “Flores com mensagens dentro”; o próprio discurso entusiasmado como promotor da paixão pela Dança, constituíram alguns dos desafios metodológicos postos em prática nas aulas lecionadas. Através de uma práxis reflexiva sobre os resultados concluiu-‐se que as 18 alunas que constituíram a amostra desenvolveram uma maior consciência da importância do prazer de dançar e da entrega necessária para atingir a expressão que daí resulta. Ficou-‐nos igualmente claro que é o professor o principal condutor desse ambiente e que deve fazer parte da sua conduta, a promoção de todos os sentidos do aluno, o desenvolvimento da sua inteligência emocional e da sua felicidade enquanto estudante da Técnica de Dança Clássica.