Browsing by Issue Date, starting with "2014-10-28"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- A interação entre Música e Dança na aula de Técnica de Dança Clássica : estratégias para o desenvolvimento da sensibilidade musical com alunas do 5º ano da Escola Vocacional de Dança da Sociedade Filarmónica Gualdim PaisPublication . Laranjeira, Marta Joana Simões RalhaA Música na aula de Técnica de Dança, além de proporcionar o suporte dinâmico adequado à correta execução do gesto técnico, relevando as diferentes qualidades de movimento que lhe são inerentes, cria a atmosfera necessária ao desenvolvimento da sensibilidade musical e da expressividade do próprio movimento. Esta sensibilidade para a música pode ser uma aptidão natural, mas também pode formar-se com o treino. Assim, a participação de um acompanhador musical ou a utilização de diferentes estímulos e ambientes musicais na aula de Dança poderão ser vetores que potenciam o seu aperfeiçoamento. Tendo em conta a relevância desta interação entre a música e a dança no desenvolvimento artístico do futuro bailarino, orientámos para esta temática a nossa prática pedagógica, da qual damos agora testemunho através do presente Relatório Final de Estágio. Este reporta-se ao desenvolvimento, aplicação e avaliação do projeto de estágio profissional realizado com 5 alunas do 5º ano da Escola Vocacional de Dança do Centro de Formação Artística da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais, em Tomar. O nosso objetivo principal incidiu sobre a estimulação da sensibilidade musical e da expressividade das alunas através da utilização de distintos estímulos musicais na aula de Técnica de Dança Clássica. Pretendemos que a comunicação artística proporcionada pela simbiose Música-Dança fosse interiorizada e absorvida pelas alunas, contribuindo para o desenvolvimento da sua sensibilidade musical e da sua expressividade enquanto intérpretes e futuras bailarinas. O plano de ação de intervenção pedagógica foi estruturado segundo a metodologia de investigação-ação, tendo em conta os processos cíclicos de observação, aplicação e subsequente avaliação. Os instrumentos de recolha de dados selecionados (tabelas de observação, diário de bordo, questionários e gravação audiovisual) promoveram a reflexão e posterior análise das estratégias metodológicas implementadas. Da aplicação e avaliação do nosso projeto, concluímos que a audição de diferentes estímulos musicais promoveu o incremento da acuidade auditiva e o “treino do ouvido”, capacidades essenciais para a formação do bailarino musical. Verificámos, de igual modo, que a perceção da importância da ligação existente entre a Dança e a Música deverá ser fomentada através da aquisição de competências teórico-práticas e didáticas específicas, por parte do professor de Dança, nestas duas áreas artísticas, indo ao encontro das necessidades dos alunos.
- NiII, CuII and ZnII complexes with a sterically hindered scorpionate ligand (TpmsPh) and catalytic application in the diasteroselective nitroaldol (Henry) reactionPublication . Rocha, Bruno G. M.; MacLeod, Tatiana C. O.; Guedes Da Silva, M. Fátima C.; Luzyanin, Konstantin V.; Martins, Luisa; Pombeiro, ArmandoThe Ni-II and Zn-II complexes [MCl(Tpms(Ph))] (Tpms(Ph) = SO3C(pz(Ph))(3), pz = pyrazolyl; M = Ni 2 or Zn 3) and the Cu-II complex [CuCl(Tpms(Ph))(H2O)] (4) have been prepared by treatment of the lithium salt of the sterically demanding and coordination flexible tris(3-phenyl-1-pyrazolyl)methanesulfonate (Tpms(Ph))(-) (1) with the respective metal chlorides. The (Tpms(Ph))(-) ligand shows the N-3 or N2O coordination modes in 2 and 3 or in 4, respectively. Upon reaction of 2 and 3 with Ag(CF3SO3) in acetonitrile the complexes [M(Tpms(Ph))-(MeCN)](CF3SO3) (M = Ni 5 or Zn 6, respectively) were formed. The compounds were obtained in good yields and characterized by analytic and spectral (IR, H-1 and C-13{H-1} NMR, ESI-MS) data, density functional theory (DFT) methods and {for 4 and [(Bu4N)-Bu-n](Tpms(Ph)) (7), the tatter obtained upon Li+ replacement by [(Bu4N)-Bu-n](+) in Li(Tpms(Ph))} by single crystal X-ray diffraction analysis. The Zn-II and Cu-II complexes (3 and 4, respectively) act as efficient catalyst precursors for the diastereoselective nitroaldol reaction of benzaldehydes and nitroethane to the corresponding beta-nitroalkanols (up to 99% yield, at room temperature) with diastereoselectivity towards the formation of the anti isomer, whereas the Ni-II complex 2 only shows a modest catalytic activity.