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- Laboratório de criação a partir de Macbeth de William ShakespearePublication . Pires, Andreia Frazão; Aprea, CiroO trabalho de corpo e voz com Jorge Parente é uma herança de dois nomes importantes na arte teatral. O primeiro bastante conhecido Jerzy Grotowski e o segundo menos Zygmunt Molik, mas que deixou um forte contributo no trabalho de exploração da voz do actor a partir daquilo que ele denominou como o Alfabeto do Corpo. Jorge Parente trabalhou directamente com Zygmunt Molik e é hoje o detentor do saber teórico e prático de um método pedagógico de trabalho de voz e corpo. Neste método o trabalho da voz e do corpo são indissociáveis já que a ampliação do potencial vocal está profundamente enraizado no trabalho do corpo, ou melhor, na exploração das letras do alfabeto do corpo. A partir dessa exploração a voz conquista novos espaços de ressonância, conquista uma nova abertura e torna-se progressivamente mais orgânica. É da exploração do alfabeto do corpo que se encontram os momentos em que podemos observar um estado de presença a que chamamos Vida. A Vida é um estado de presença consciente, caracterizado pela capacidade de escutar os impulsos do corpo e destes não estarem em conflito com a mente. É a descoberta da Vida que confere qualidade teatral às acções e à voz do actor. Esta metodologia orientou o trabalho de laboratório de criação a partir do texto Macbeth de William Shakespeare permitindo aos seus participantes uma aprendizagem que ultrapassou os limites de uma simples experiência pedagógica para se revelar uma experiência mais vasta de desenvolvimento pessoal. É nesta medida, na medida de uma ampla experiência humana, que podemos considerar este projecto como uma aproximação àquilo que Grotowski defendeu na sua última fase de trabalho de investigação e que Peter Brook denominou de Arte como Veículo.