Browsing by Issue Date, starting with "2013-12-11"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Maria Terra: viagem pela memória musical de uma comunidade (entre o telúrico e o tecnológico)Publication . Portugal, Sofia Adriana Martins; Caiado,José PedroEste projecto de Teatro-Música com uma grande vertente comunitária foi criado e aplicado no concelho de Mortágua com duas fases fulcrais distintas: a primeira, com base na investigação e recolha de música tradicional no referido concelho; a segunda, com a elaboração e apresentação ao público de uma performance teatral, com o intuito de levar à comunidade mortaguense as recolhas por nós colectadas. Para este efeito, contámos com a colaboração de vários membros desta comunidade, entre intérpretes e técnicos que seentregaram por completo a este projecto. A música tradicional deste concelho foi, assim, o mote desta apresentação, na qual foram também integrados vários textos de autores locais ou outros que, não sendo locais, se basearam no imaginário rural e telúrico e na Literatura Oral Tradicional na criação das suas obras. Pretendeu-se, ao invés de uma recriação, uma abordagem contemporânea verificada, essencialmente, nos arranjos musicais, de forma a captar o interesse da população em geral e, em particular, dos jovens para a problemática do gradual desaparecimento das nossas tradições orais. Neste relatório faremos uma reflexão escrita descrevendo todo o processo do trabalho de campo relativo à recolha musical e de todas as fases inerentes à construção do espectáculo Maria Terra. Faremos, também, uma breve localização do concelho de Mortágua, numa análise da sua tradição musical e dos temas de música tradicional por nós recolhidos e levados a palco.
- O jornalismo português "incorporado": circunstâncias, experiências e percepçõesPublication . Loureiro, Raquel Alexandra Pedrosa; Garcia, José LuísO presente trabalho tem como objectivo o estudo da experiência de incorporação em unidades militares por parte de jornalistas portugueses. Este tipo de cobertura jornalística de conflitos bélicos é conhecido pelo termo anglo-saxónico embedded. Tal noção surgiu no quadro dos preparativos da Guerra dos Estados Unidos da América ao Iraque, em 2003, e é considerada uma nova prática jornalística em situações de conflito bélico. Implementado pelo Pentágono, o termo embedded, traduzido para fins desta investigação como “incorporado”, diz respeito aos jornalistas e outros profissionais dos media que, vinculados a unidades de guerra, têm acesso à linha da frente do campo de batalha. Esta investigação pretendeu fazer um levantamento dos jornalistas portugueses envolvidos em situações bélicas num quadro de incorporação, estudar o seu perfil jornalístico e perceber qual a sua percepção da guerra nessas circunstâncias. Uma vez que não houve um número significativo de profissionais portugueses a estar oficialmente incorporado com unidades militares americanas, para fins desta pesquisa irá ser adoptada uma definição de embedded mais ampla.
- A comunicação online das organizações culturais. A utilização de novas ferramentas pelas companhias de teatro de Lisboa e Vale do Tejo de 2000 a 2013Publication . Azevedo, Pedro Miguel Henriques; Jürgens, Stephan; Centeno, Maria João AnastácioNos dias de hoje, ferramentas como o Facebook, o Twitter e o YouTube fazem parte do quotidiano. Desde o recente virar do século até ao presente, a sociedade transformou-se. Usamos cada vez mais a Internet. Nela pesquisamos informação e partilhamos conteúdos, sejam eles textos, fotos ou vídeos. As novas ferramentas de comunicação online trouxeram uma maior interatividade entre aquele que emite uma mensagem e aquele que a recebe. Nesta investigação procura-se analisar quais e como é que as novas ferramentas de comunicação online são utilizadas pelas organizações culturais, nomeadamente, pelas companhias de teatro de Lisboa e Vale do Tejo, entre 2000 e 2013. Ao longo do enquadramento teórico são abordadas questões como a comunicação das organizações, a comunicação online das mesmas, a utilização das novas ferramentas online por parte de companhias de teatro e o que são considerados sites, media sociais e redes sociais. Entre várias referências, serão citados Grunig e Hunt (1984) que apresentam o modelo de comunicação de dois sentidos simétricos, assim como Phillips e Young (2009) que abordam as diferentes ferramentas de comunicação online. São ainda apresentados estudos relativos à utilização destas ferramentas por parte das organizações artísticas, elaborados pela MTM London (2009) e pelo Australia Council for the Arts (2011). A presente investigação tem por base a observação e acompanhamento das ferramentas de comunicação online utilizadas pelas companhias de teatro, inquéritos aos produtores dessas companhias e entrevistas a alguns dos seus diretores. Com este trabalho pretende-se verificar que ferramentas estão a ser utilizadas pelas companhias, com que regularidade, quem nas companhias gere essas ferramentas, quais as vantagens percecionadas, entre outros aspetos.
- Comunicação política no facebook: um estudo exploratório de sete políticos portuguesesPublication . Silva, Renato Jorge Espirito Santo da; Silva, Patrícia Dias daA presente dissertação pretende analisar a comunicação política realizada através do Facebook, oferecendo um contributo para a discussão sobre uma possível mudança de paradigma comunicacional impulsionada pelas TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação). Como tal, procura-se aferir se o Facebook é utilizado como gerador de debate entre o cidadão e o político ou se, pelo contrário, serve apenas como veículo de transmissão unilateral da mensagem deste. Neste sentido, a parte empírica desta investigação é dedicada a avaliar a utilização que sete políticos portugueses, com presença na Assembleia da República, fazem das suas páginas nesta rede social informática, apontando especificidades na forma de comunicar destas figuras no ambiente online. Este estudo tem por base um enquadramento teórico que explora a intersecção do mundo da comunicação com o mundo da política, percorrendo os Sistemas Politico e Mediático portugueses desde um passado recente até aos dias de hoje, dando especial importância ao papel do jornalista e a como este é afectado pelas TIC.