Browsing by Issue Date, starting with "2013-12-02"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A especificidade do trabalho de Pontas no Ensino Artístico EspecializadoPublication . Duarte, Carla Sofia; Nascimento, Vanda Maria dos SantosElaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Dança, este Relatório referente ao Estágio, realizado na Escola de Dança do Conservatório Nacional (EDCN), tem como principais objetivos, organizar, fundamentar e sistematizar a metodologia desenvolvida, no âmbito da disciplina de Técnica de Dança Clássica (TDC). A amostra é composta pelas alunas do 2.º ano, turma B e do 3.ºano, turma A da EDCN, com as quais se desenvolveu, um conjunto de estratégias e abordagens metodológicas, no campo de ação da disciplina de TDC e, nomeadamente, no trabalho específico de pontas. Nesta direção, aplicou-se uma metodologia de investigação qualitativa, em que a Investigação-Ação constituiu um elemento central, na recolha e tratamento de informações, numa dinâmica constante. A observação direta e o respetivo registo em diário de bordo, permitiram, aferir a metodologia utilizada e melhorar a estruturação das aulas, dando continuidade ao trabalho proposto, durante a semana, pelas professoras titulares. Esta dinâmica foi conseguida pelo fato da estagiária poder estar, duas vezes por semana (quinta e sextas-feiras) presente nas aulas das duas turmas (2.ºB e 3.ºA), realizando de forma articulada, as diferentes fases regulamentadas do Estágio. Procurámos, assim, compreender, de que modo, as alunas, deste grau de ensino, intervêm e interagem em situações ou propostas concretas, ao nível da especificidade do trabalho de pontas, no 2.º e 3.º anos. Houve uma preocupação na recolha de elementos relativos à especificidade do trabalho de pontas nos anos anteriores. Procurámos compreender se os conteúdos programáticos estavam adquiridos e assimilados, para, em conjunto com as professoras titulares, se encontrar estratégias e orientações metodológicas, que permitissem estabelecer um fio condutor no processo ensino-aprendizagem. A revisão da literatura permitiu, um enquadramento das problemáticas relacionadas com a temática específica “As pontas” e um apoio essencial no registo e apresentação dos dados e resultados. Através da análise de dados, foi possível constatar que apesar de todas demonstrarem participação e cooperação em todas as atividades propostas, as alunas que apresentavam mais fragilidades do ponto de vista técnico e estrutural (falta de colocação do tronco e de estabilização da cintura pélvica; os joelhos por alongar e o mau posicionamento do pé em ¾ de ponta), necessitavam de um acompanhamento específico e mais individualizado.