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- Deficiência, autonomia e teatroPublication . Faria, Salmo; Antunes, DavidNo âmbito do Mestrado em Teatro da Escola Superior de Teatro e Cinema, com especialização em Teatro e Comunidade, desenvolvi um projeto com um grupo de pessoas com deficiência, com a finalidade de o integrar e contextualizar na minha experiência teatral e no meu percurso enquanto professor na área de Saúde no Instituto Politécnico de Leiria. O objetivo final foi demonstrar como o teatro pode contribuir para a realização pessoal e a integração social de um grupo de pessoas com deficiência. Não foi meu propósito utilizar o teatro com finalidades terapêuticas, ou seja, baseado em técnicas e métodos do teatro terapêutico. Quis trabalhar o indivíduo como ser holístico, com as suas deficiências, as suas incapacidades, as suas necessidades e as suas potencialidades. Pretendi valorizar o indivíduo como um todo cujas componentes físicas, emocionais e mentais estão intimamente relacionadas e em constante interação. Partindo inicialmente de uma colaboração com a minha colega Magda Dimas, de que resultou o espetáculo Vermelho, realizado com um grupo de alunos da Fundação Liga, decidi desenvolver esse trabalho no sentido de uma maior autonomização dos elementos do grupo, de que resultou o espetáculo A Primeira Lição, fruto duma fusão entre a peça A Lição de Ionesco (1951) e a Cartilha Maternal de João de Deus (1876). Não tendo formação específica em teatro terapêutico, utilizei os meus conhecimentos de teatro para criar um espetáculo com um elenco de alunos/atores com diversos tipos de deficiência. Pude verificar que o grupo em questão estabeleceu uma verdadeira interação de “fazedores de teatro”: o teatro contribuiu para o enriquecimento pessoal, artístico e social dos participantes, em vez de ser usado como método de intervenção terapêutica. O resultado final, sem a presença em palco de terceiros ou do encenador, foi a prova de que até os casos mais extremos de deficiência não são impeditivos de fazer teatro. O grupo-alvo deu uma verdadeira prova de autonomia.