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- Neutrino masses and mixing in A(4) models with three Higgs doubletsPublication . Felipe, Ricardo Gonzalez; Serodio, H.; Silva, Joao P.We study neutrino masses and mixing in the context of flavor models with A(4) symmetry, three scalar doublets in the triplet representation, and three lepton families. We show that there is no representation assignment that yields a dimension-5 mass operator consistent with experiment. We then consider a type-I seesaw with three heavy right-handed neutrinos, explaining in detail why it fails, and allowing us to show that agreement with the present neutrino oscillation data can be recovered with the inclusion of dimension-3 heavy neutrino mass terms that break softly the A(4) symmetry.
- A performatividade dos movimentos sociais contemporâneosPublication . Soares, Vera Lúcia Azinheira; Antunes, DavidEm 2011, fomos testemunhas do início de um processo de conquista das ruas e das praças de todo o mundo pelos chamados “Novos” Movimentos Sociais. Primavera Árabe, Geração à Rasca, Indignados, movimento Ocuppy e, principalmente, os 99% são expressões recentes mas familiares e que expressam a mediatização desses aglomerados humanos, provenientes dos mais diversos contextos culturais e produto do pluralismo ideológico. Proclamando a necessidade de democracia, não apenas política, mas também económica e social e interconectados entre si através das redes sociais cibernéticas, estes movimentos têm vindo a transformar-se em produtores massivos de eventos à escala global. Manifestações, acampadas e flashmobs são, apenas, alguns exemplos das acções que, em simultâneo, têm irrompido por todo o mundo como resultado pragmático do desejo de afirmação de um direito cívico que é a demonstração do seu próprio descontentamento. Considerando o carácter espectacular destes eventos, comprovar-se-á que muitos deles conservam em si elementos quer do teatro, quer da performance. Assim, tomando os movimentos sociais portugueses contemporâneos como estudo de caso, esta dissertação pretende analisar e sistematizar as principais acções que têm vindo a ser promovidas pelos mesmos, assim como os processos criativos que as originaram. Esta dissertação pretende, deste modo, criar um espaço de reflexão acerca das possíveis relações entre a estrutura espectacular destes eventos e a sua eficácia política e ao mesmo tempo documentar um momento de efervescência criativa, colectiva e de origem profundamente popular. Abrindo caminho para a discussão acerca de alguns dos pressupostos que hoje dominam o discurso acerca das chamadas práticas artístico-comunitárias, levantar-se-á a questão: se a Arte pode suscitar a vontade de fazer política, da vontade de fazer política poderá emergir a Arte?