Browsing by Issue Date, starting with "2013-06-18"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de estágioPublication . Brazhnik, Iryna; Henriques, Miguel; Valente, AnaI (Prática Pedagógica)- No que se refere à secção da tese dedicada ao estágio, esta pretende desenvolver uma síntese do que se passou ao longo deste ano lectivo. Durante o ano lectivo 2012/2013, tive a oportunidade de assistir a aulas ministradas pela professora Ana Valente. A tese procura focar variados aspectos das aulas a que assisti. De uma forma geral, o relatório do estágio evidencia vários aspectos: metodologias de ensino, questões motivacionais, relação aluno/professor, questões de disciplina, entre outras. No decorrer das aulas, foi possível constatar muitas dessas questões na prática. Tentei registar as actividades desenvolvidas nas aulas relativas a várias questões, nomeadamente questões relacionadas com a prática do instrumento, assim como outras relacionadas com a noção de musicalidade. Como resultado, esta secção apresenta diversos tipos de estratégias de ensino, ilustrando exemplos práticos que efectivamente se passaram nas aulas. É essencialmente, uma secção dedicada à reflexão sobre metodologias de ensino e estudo. A segunda parte desta secção é relativa à análise das gravações das aulas dadas por mim e pretende sobretudo focar-se na crítica pessoal. É uma parte importante do estágio, em que tenho a oportunidade de observar a minha forma pedagógica de lidar com os alunos. Por fim, a terceira parte do relatório refere-se à observação crítica da abordagem da professora tendo por base o meu ponto de vista. Esta parte pretende essencialmente descrever e analisar a forma como a professora dá as aulas. Com base no que disse anteriormente, esta parte do trabalho mostra mais em detalhe as metodologias e estratégias de ensino utilizadas pela professora em questão. De um modo geral, esta secção pretende descrever as três vertentes que mencionei anteriormente (relatório das aulas, análise das gravações, observação crítica ao método pedagógico da professora).
- New entities for sensory chemistry based on calix[4]arene-carbazole conjugates: from synthesis to applicationsPublication . Barata, Patrícia; Prata, José VirgílioTwo new calix[4]arene-carbazole conjugates (CALIX-CBZs) comprising 2- and 3-ethynyl-substituted carbazole derivatives attached to a central bis-calix[4]arene-containing phenylene ring have been designed for fluorescence-based detection of high explosive materials and explosive markers in vapour phase. The title compounds were prepared in good isolated yields and structurally fully characterised. CALIX-CBZs are highly fluorescent compounds that largely preserve their deep blue luminescence in solid state with no notorious emissions from electronic aggregated states. The excellent optical properties exhibited by casted films of both materials, including their photochemical stability, suggested their potential use as solidstate sensors. Remarkable high and fast responses were in fact retrieved upon contact with saturated vapours of 2,4,6trinitrotoluene (TNT, a high explosive) and 2,4-dinitrotoluene (a common impurity in TNT batches, often used as its chemical marker), reaching near 80% of fluorescence quenching for the later on 30s of exposure. Experiments performed with nitroaliphatic compounds (nitromethane (NM), a liquid explosive and 2,3-dimethyl-2,3-dinitrobutane, an explosive taggant) also revealed a high level of sensitivity (up to near 40% fluorescence quenching in only 10s of exposure to NM). The quenching efficiencies were overall correlated with the extent and strength of CALIX-CBZs–analyte interactions, the vapour pressure of the analytes and the film thicknesses.