Browsing by Issue Date, starting with "2012-12-14"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Cativeiro: fluxos temporais da memória humana de um espaço vividoPublication . Pinho, André Ricardo Gil Mata Martins; Sapinho, JoaquimServe este texto para reflectir sobre o objecto fílmico “Cativeiro”, e sobre as relações que o cinema estabelece com o espaço arquitectónico vivido pelo humano e com o tempo. Tempo enquanto presente, e enquanto memória, ou sucessões de lembranças que acarretam esse presente.
- Gestão de projetos audiovisuais: a experiência na RTPPublication . Marques, Cláudio Miguel Martinho; Braumann, Pedro Jorge dos SantosO presente relatório diz respeito a um estágio curricular, com o objetivo de completar o 4.º semestre do Mestrado em Audiovisual e Multimédia da Escola Superior de Comunicação Social. Neste documento, apresenta-se um relatório de estágio, que decorreu num período de 3 meses, de 02 de Abril a 30 de Junho de 2012, realizado na RTP, descrevendo de uma forma crítica, a gestão de dois projetos audiovisuais realizados neste operador de televisão, desde a conceção até à realização final. Durante o estágio foi possível acompanhar todo o processo de planeamento e de utilização efetiva dos recursos produtivos, desde a ideia até ao produto final, considerando duas produções: uma exclusivamente interna e uma outra em parceria com uma produtora externa. Deste modo, não só são observadas as rotinas diárias de um centro de produção, como também é feita uma abordagem às características da produção para televisão, com especial enfoque para as duas produções acima indicadas, sugerindo também aspetos a melhorar no futuro, que levem a a uma melhoria na utilização de recursos produtivos. São ainda apresentados neste relatório, numa perspetiva crítica, todos os trabalhos e programas acompanhados, bem como todas as tarefas inerentes desenvolvidas. Foi possível confirmar que o atual modelo, com recurso a produção interna e externa de programas, é o mais indicado na medida em que considera as várias hipóteses de trabalho, mesmo quando há picos de produção, preservando assim o bom funcionamento e coordenação da produção interna. Com base nos dados recolhidos durante o estágio e mediante a análise das principais características da Direção de Meios de Produção da RTP, confirma-se que existe uma lógica de rentabilização de meios e custos eficaz.
- Uma história de interior: argumento e guiãoPublication . Pereira, Tiago André Moreira; Mendes, João MariaEste trabalho de desenvolvimento surge como complemento de uma história (argumento e guião) criada e desenvolvida, de maneira a ser filmada num futuro próximo. O meu projeto final, que me confere o grau de mestre, é pois, o desenvolvimento de um argumento e guião, apoiado num trabalho de pesquisa e desenvolvimento, que no seu todo, justifique a minha história. A minha história é muito particular porque está diretamente ligada com as minhas raízes, com a minha educação e com a forma como eu vejo o mundo. Para mim, a identidade cinematográfica, surge como um produto de um contexto cultural onde é concebida. Ou seja, esta obra, surge principalmente devido às minhas origens transmontanas, à forma como vejo aquela região e como a destaco da vida citadina. A cultura daquela região é uma cultura essencialmente portuguesa. É uma cultura que identifica um país, através de um produto internacionalmente comercializado, o vinho do Porto. Procurei enquadrar este trabalho, com as tendências do cinema português contemporâneo. Procurei perceber o que foi filmado, escrito e imortalizado sobre aquela região - a minha região. Através de uma pesquisa sobre a história do cinema português e suas principais mudanças, consegui evidenciar tudo aquilo que particularmente me influenciou ao longo deste desenvolvimento.
- The Portuguese transition to democracyPublication . Rezola, Maria InáciaOn 25 April 1974 the Armed Forces Movement (MFA – Movimento das Forças Armadas) rose against the dictatorial regime that had governed Portugal for 48 years. This event was the beginning of a turbulent transition process that was to culminate in the approval of a new constitution in April 1976 and in the instauration of a Western style pluralist democracy. There are many political scientists and historians who note the original and unexpected nature of this transition; however, there are very many different interpretations with respect to the roles played by each of the actors in the process: the armed forces, the parties and political movements and the social forces/movements. The aim of this paper is to clarify this matter through an examination of the principal events of the revolution.