Browsing by Author "Vilela, Vanda"
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- Ativação de conhecimentos para a escrita de textos expositivosPublication . Vilela, Vanda; Gonçalves, CarolinaO presente estudo centra-se no ensino explícito e sistemático de estratégias diversificadas, facilitadoras da compreensão leitora e da planificação textual, como forma de melhorar o desempenho dos alunos na produção de textos expositivos. Acredita-se que uma boa ativação dos conhecimentos prévios pode trazer melhorias no desenvolvimento da competência textual do texto expositivo e pode constituir uma mais-valia para o desenvolvimento de aprendizagens noutras áreas. Assim, o presente estudo procurou desenvolver com um grupo de alunos do 3.º e 4.º anos de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico atividades de escrita promotoras do desenvolvimento efetivo desta competência. Para isso, foram-lhes ensinadas, explicitamente, estratégias facilitadoras dessa tarefa, incidindo a sua grande maioria na promoção da compreensão leitora e na organização de informação. Nesse sentido, a intervenção foi feita a partir da implementação de seis sequências didáticas com o objetivo de contribuir para a melhoria da ativação dos conhecimentos prévios para a escrita de textos expositivos. Partiu-se de um questionário, que permitiu identificar os processos conscientemente ativados pelas crianças num momento inicial e, em simultâneo, foi aplicado um pré-teste, que consistiu na escrita de um texto expositivo e possibilitou verificar o desempenho dos alunos ao nível da ativação de conhecimentos e da produção de textos expositivos. Estes dois instrumentos voltaram a ser aplicados no fim do estudo, de forma a comparar respostas e desempenhos antes e depois da intervenção. Apesar de a análise qualitativa das duas recolhas do questionário não permitir concluir sobre a evolução dos processos ativados de forma consciente, ao analisar os pré e pós-testes, verificou-se que houve uma progressão do grupo sujeito ao plano de intervenção e ação, produzindo textos expositivos com maior coesão, coerência e credibilidade da informação, comparativamente ao grupo de controlo, comprovando, assim, os objetivos e as questões orientadoras do estudo.