Browsing by Author "Vieira, William"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- O conhecimento de futuros professores sobre os processos de raciocínio matemático antes e depois de uma experiência de formaçãoPublication . Vieira, William; Rodrigues, Margarida; Serrazina, Maria De LurdesEste artigo insere-se no Projeto Raciocínio Matemático e Formação de Professores (REASON) que tem como objetivo estudar o conhecimento matemático e didático que os professores precisam para conduzir uma prática que promova o raciocínio matemático dos alunos e estudar formas de apoiar o seu desenvolvimento, através de uma metodologia de Investigação Baseada em Design. Propomo-nos discutir o conhecimento de futuros professores sobre o raciocínio matemático e os seus processos, antes e após uma experiência de formação. Para atingir este objetivo, analisamos os dados relativos a processos de raciocínio presentes em duas questões de uma tarefa, usada como pré-teste e pós-teste, e aplicada numa turma de 1.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Os processos de raciocínio analisados neste artigo são generalizar, justificar, exemplificar e classificar. Foi realizado um tratamento quantitativo das respostas dos estudantes bem como a análise de conteúdo da forma como estes entendem os processos de raciocínio. Os resultados evidenciam que a maior parte dos estudantes tem um conhecimento adequado do raciocínio matemático, bem como dos processos de raciocínio analisados, nos dois momentos de aplicação da tarefa. Verifica-se uma maior clareza na explicitação do que entendem serem os processos de raciocínio, após a experiência de formação.
- O Conhecimento Didático de Futuros Professores sobre as Ações Promotoras do Raciocínio MatemáticoPublication . Rodrigues, Margarida; Vieira, William; Serrazina, Maria De LurdesEste artigo é parte do Projeto Raciocínio Matemático e Formação de Professores (REASON) que tem como objetivo estudar o conhecimento matemático e didático que os professores precisam para conduzir uma prática que promova o raciocínio matemático dos alunos e estudar formas de apoiar o seu desenvolvimento. Mais especificamente, discutimos ações dos professores para promover os processos de raciocínio dos alunos, antes e após uma experiência de formação. Para isso, analisamos dados relativos a duas questões, incluídas na tarefa usada como pré-teste e pós-teste, que tratam das ações do professor para promover o raciocínio matemático nos alunos, aplicada numa turma de 1.º ano do Mestrado do 1.º Ciclo e 2.º Ciclo (Matemática e Ciências Naturais) do Ensino Básico. Realizamos uma análise de conteúdo das respostas de acordo com ações propostas na literatura, seguida de uma categorização das ações propostas pelos participantes para desenvolver os processos de raciocínio e uma classificação das ações que envolvem o desenvolvimento dos processos de generalizar e justificar. Observamos que a experiência de formação contribuiu para um maior conhecimento dos futuros professores sobre ações promotoras dos processos de raciocínio dos alunos e reveladoras de um melhor entendimento sobre ações docentes que desafiam a utilizar os processos de generalizar e justificar.