Browsing by Author "Vieira, Madalena Comenda Miguens"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O contexto escolar e familiar e a sua influência na relação que as crianças têm com os livrosPublication . Vieira, Madalena Comenda Miguens; Lino, DaliloO presente relatório intitulado, O contexto escolar e familiar e a sua influência na relação que as crianças têm com os livros, tem como objetivo analisar, avaliar e fundamentar de forma reflexiva toda a minha prática, realizada no âmbito da Prática Profissional Supervisionada (PPS II) em contexto de Jardim de Infância. As ações pedagógicas tomadas ao longo da prática, encontram-se aqui descritas e fundamentadas através de notas de campo que resultaram da minha observação direta, bem como da literatura específica. A PPS II decorreu entre 28 de fevereiro de 2022 a 28 de maior de 2022, num colégio privado, com um grupo de 25 crianças, com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos. Neste período e, em conjunto com as suas famílias e equipa educativa, propus-me a desenvolver uma investigação que dá o nome a este trabalho. No relatório, encontra-se ainda a investigação de uma problemática surgida a partir do contexto onde estive inserida. Surgiu assim o seguinte tema de investigação: Qual a influencia do contexto escolar e familiar na relação que as crianças têm com os livros e com a leitura de histórias? A partir deste tema, desenvolvi um estudo de caso com base em observação, em questionários realizadas aos pais, à educadora e a uma entrevista realizada às crianças. Após a análise dos resultados foi-me possível perceber que as crianças que recebiam mais inputs relativos aos livros e à leitura, são as que mais interesse demonstram nesta área. Relativamente à profissionalidade docente, como educadora de infância em contexto, torna-se vital a criação de relações, visto que o educador só consegue conhecer cada criança na sua individualidade através das interações que com elas vai tendo, no decorrer dos seus dias e, principalmente, nas suas brincadeiras quando convidado a participar.