Browsing by Author "Vieira, Filipa Alexandra da Hortinha Chambel"
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- Intermedialidade cénica: as margens da experiência estética do teatroPublication . Vieira, Filipa Alexandra da Hortinha Chambel; Mendes, João Maria; Pessoa, Carlos J.Esta dissertação de mestrado investiga o campo de estudo das intermedialidades numa abordagem transdisciplinar que visa a aplicação da sua rede conceptual nas artes cénicas. O presente trabalho divulga a necessidade da adopção de estratégias investigativas que realizem um foco sobre o estudo da arqueologia das disciplinas artísticas, uma reflexão sobre a complexidade das suas relações e cruzamentos mediais, e uma análise com aplicação nas práticas artísticas. A investigação parte de uma abordagem conceptual que medita sobre as fronteiras mediais e a condição do “inter” enquanto princípio de articulação tensional entre campos divergentes e convergentes bem como propulsor de cruzamentos entre margens artísticas. Num enfoque centrado na fecundidade da intermedialidade no teatro, realizamos um exame com base em dois pontos: a historiografia dos traços de intermedialidade desde o final do século XIX até à contemporaneidade, e os desenvolvimentos do conceito de presença em confronto com a problemática da mediatização. O primeiro visa o estudo das contaminações artísticas e tecnológicas de que o teatro tem sido alvo e que o vêem como espaço privilegiado pelo potencial de convergência de expressões mediais, por meios directos ou mediatizados, que produzem obras híbridas, estimulam outros sentidos e questionamentos sobre a prática artística teatral. O segundo propõe-se a tratar uma das questões consideradas inerentes ao teatro, alicerçada às noções de virtualidade e intermedialidade. A experiência estética é explorada através de uma reflexão ampliada sobre as tendências liminais do teatro com foco nos conceitos de imersão e sinestesia produzidos na cena teatral e aliados ao potencial transgressivo das artes cénicas que instigam a produção de processos experimentais e obras hibridizadas. A rede conceptual estudada tem como aplicação prática a análise de dois estudos de caso: o espectáculo A.L.I.C.E. do Teatro da Garagem e Sul Concetto Di Volto nel Figlio di Dio de Romeo Castellucci.